Como aproveitar uma oportunidade de negócio?

Hoje te ensinaremos como identificar e aproveitar uma oportunidade para empreender.

A capacidade de reconhecer oportunidades de negócios e as janelas de oportunidade apresentadas pelo mercado é uma habilidade crucial para qualquer empreendedor. Por isso que hoje, indicaremos como aproveitar uma oportunidade de negócio.

Os proprietários de empresas são motivados por mais do que apenas o desejo de controlar seu próprio destino profissional. Eles veem oportunidades de negócios e como elas podem ser transformadas em negócios viáveis.

Mas como reconhecer uma oportunidade de negócio e aproveitá-la ao máximo? Qual é a chave para desbloquear oportunidades inexploradas para lançar um negócio próspero? Onde estão as aberturas de negócios?

Se você quer saber as respostas para essas perguntas, você veio ao lugar certo.

Se você é um empreendedor que agarra todas as oportunidades que o mercado apresenta, o conteúdo aqui apresentado foi criado pensando em você.

O que é uma oportunidade de negócio?

Para responder esta pergunta, exemplificaremos para melhor entendimento:

Para conhecer o mercado local, uma empresa de sandálias envia dois vendedores para uma área específica na África. Afinal, os acionistas precisam saber se vale a pena colocar seu dinheiro neste mercado.

Assim, desenha-se um quadro sombrio para as perspectivas de negócios na área. O primeiro vendedor afirma que a ideia é péssima porque todo mundo lá anda descalço, impossibilitando as vendas. Já o segundo vendedor, no entanto, defende veementemente a entrada no mercado local, justificando ser um mercado inexplorado, uma vez que ninguém usa sandália lá.

Assim, uma oportunidade de negócio é uma janela de possibilidade na qual um proprietário de empresa pode introduzir um produto ou serviço que ressoe com os clientes e atenda às suas necessidades.

oportunidade de negócio- Reprodução Canva
oportunidade de negócio- Reprodução Canva

Onde se encontram as oportunidades de negócios?

Pode encontrar oportunidades de negócio em qualquer lugar que visitarmos. Assim, as oportunidades para iniciar negócios e ganhar dinheiro estão sempre presentes, basta manter os olhos abertos.

A resposta acima pode parecer muito genérica, e isso é em parte porque é.  Mas acontece que limitar o campo de possibilidades é limitar a própria atividade do empreendedorismo, e isso é algo que a maioria de nós prefere evitar, certo?

Normalmente, os principais caminhos para encontrar as oportunidades de negócios, estão nos lugares mais improvisos possíveis. Veja:

Hoje, com o desenvolvimento do mercado digital, é possível abrir um negócio e ganhar muito dinheiro sem sair de casa, independentemente de morarmos em uma cidade grande ou pequena. Atualmente, tudo é de forma online, ou de forma mais específica, através da internet.

Outro exemplo, é um estúdio de tatuagem ter possibilidade de ganhar receita adicional, oferecendo piercings e até camisetas estampadas com desenhos inspirados nas tatuagens que seus clientes fazem.

Perceberam como as oportunidades de negócio surgem para atender as necessidades das pessoas, sejam em qualquer área de atuação, como vestuário, alimentação, acessórios, atividades de lazer, entre várias outras opções.

Você pode observar o seu animal de estimação para o banho, e perceber que há uma necessidade de oferecer serviço de transporte dos animais para o banho e tosa. Ou ainda, abrir uma mercearia próxima a um condomínio.

Outra opção de negócio, é investir em cabines para guardar celulares, que podem ser contratados por pessoas que costumam realizar caminhadas em parques, ou espaços públicos, e não tem um local apropriado para guardá-lo. Neste caso, pode haver uma cabine para guarda dos celulares. Ainda, é possível oferecer o serviço de fotografia de pontos turísticos, ou de atividades físicas para pessoas que estão sem o seu celular.

Outras opções são oferecer serviços complementares como:

  • Abrir uma papelaria ao lado de uma grande escola;
  • Vender roupas esportivas e/ou suplementos em uma academia;
  • Abrir uma lanchonete de alimentos fitness, ao lado de quadras esportivas.

Estas são apenas algumas opções de oportunidades de negócio que podem perceber quando estamos com o olhar atento, a que tipo de negócio está faltando em determinado local.

Sabemos que a paixão de um empresário é um dos fatores mais importantes na criação de um empreendimento de sucesso, mas isso não deve significar que eles ignorem completamente a lógica da oportunidade de mercado. Assim, esteja sempre alerta e engenhoso, para descobrir as oportunidades de negócios existentes.

Como aproveitar uma oportunidade de negócio?

Daremos algumas sugestões:

  • Quando estiver em um local público, avalie todas as possibilidades que aquele espaço oferece;
  • Ao aproveitar uma oportunidade de negócio, volte suas atenções para a razão, e nunca pela emoção do momento;
  • Avalie os riscos que aquela oportunidade de negócio pode oferecer;
  • Avalie os pontos fortes que pode obter com o negócio;
  • Faça os cálculos da sua viabilidade financeira para abrir o negócio;
  • Procure não decidir pelo impulso, esteja seguro de que é uma boa oportunidade.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.