Como conciliar estudos para concursos diferentes?

Aprenda como dar o seu melhor

Muitos profissionais buscam saber como conciliar estudos para concursos diferentes para aumentar as chances de sucesso na carreira.

As vagas em concursos costumam oferecer salários maiores do que quando oferecidas em outros setores, além de garantir uma carreira mais consolidada para o profissional.

E uma boa forma de aumentar as chances de conseguir uma dessas oportunidades, é prestando diferentes concursos, no entanto, é importante saber conciliar os estudos para não acabar se estressando e perdendo o foco.

Veja a seguir algumas dicas importantes que te ajudarão a focar e se preparar para qualquer concurso que você esteja pensando em prestar.

Como conciliar estudos para concursos diferentes -- Reprodução Canva
Como conciliar estudos para concursos diferentes — Reprodução Canva

Como conciliar os estudos para concursos diferentes?

É muito importante saber que diferentes concursos na mesma área são consideravelmente mais fáceis de administrar do que seleções para áreas distintas.

E isso ocorre porque, ao prestar concursos similares, o estudante pode aproveitar lições e ensinamentos em ambos os processos, otimizando o tempo de preparação.

Dessa forma, é possível equilibrar estudos para concursos distintos sem se sobrecarregar e ainda aproveitar ao máximo o tempo de estudo e os conteúdos propostos.

É claro que você pode se preparar para concursos diversos ao mesmo tempo, mas isso pode tornar a rotina caótica e acabar te atrapalhando, tornando sua jornada mais difícil e deixando seu destino mais distante.

Dicas para conciliar os estudos para concursos diferentes

Como já vimos, buscar concursos similares é uma das melhores formas de conseguir conciliar os estudos.

Contudo, mesmo sendo provas distintas, algumas dicas podem ser úteis na hora de se organizar, aumentando suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Veja 5 dicas a seguir, que ajudarão você nesse processo, e trarão resultados mais satisfatórios para sua rotina de estudos!

1.Preste atenção às similaridades dos editais

Verificar os pontos em comum entre os editais dos concursos que você irá prestar é sempre uma ótima dica para começar a preparação.

Além de esclarecer algumas dúvidas, o candidato pode ter mais clareza se essa é uma boa oportunidade, ou se vale mais a pena buscar outras opções.

O ideal é que eles tenham até 70% de similaridade, mas, caso não tenha, você precisará ponderar até que ponto você conseguirá dar conta da preparação dupla.

2.Cuide da distribuição de seu tempo

É sensato dizer que o tempo e sua distribuição é um dos pontos mais importantes para quem deseja prestar concursos diferentes.

Isso porque, é praticamente impossível obter êxito nos estudos sem organização e atenção à rotina, para evitar que conteúdos importantes passem despercebidos.

Por isso, pense na sua rotina com cuidado, defina um número de horas que será dedicado aos estudos, e separe esse só entre os editais que você escolher.

3.Busque por concursos mais fáceis

Outra dica importante para conciliar os estudos para diferentes concursos, é o nível de dificuldade. Caso uma dessas opções apresente um nível maior de dificuldade, procure por outras opções mais simples e fáceis.

Dessa forma, você conseguirá obter um certo equilíbrio na hora de se preparar, e vai aumentar suas chances de sucesso em qualquer uma das opções escolhidas.

Apesar de apresentar salários menores, os concursos mais simples te ajudam a aumentar o foco e, em contrapartida, te mostram os melhores caminhos para se preparar para um edital de maior complexidade.

4.Escolha editais com intervalo entre as provas

Se possível, busque concursos que tenham um tempo mais significativo entre eles, para evitar sobrecarga nos estudos.

Isso porque, mesmo que você escolha dois editais bastante similares, é importante considerar as diferenças entre eles que, afinal, afetam diretamente seu desempenho.

Dessa forma, com provas muito próximas uma das outras, você pode acabar negligenciando os estudos, o que diminui suas chances de sucesso.

5.Cuide se sua mente e de sua saúde física

Se preparar para um concurso já é, por si só, uma jornada muito cansativa e que pode trazer cansaço e exaustão. Acrescente mais um edital a esse processo, e você pode acabar afetando diretamente sua saúde.

Por isso, nunca deixe de descansar, não só o corpo, mas a mente também. Faça pausas, tire dias de folga, se alimente bem e faça exercícios físicos.

Dessa forma, seu corpo e mente ficarão mais fortes e contribuirão para um processo mais fácil e fluido, sem sobrecarga física e emocional.

Por fim, com essas dicas, você poderá conciliar estudos para concursos diferentes com mais tranquilidade e foco!

Esperamos que o post de hoje possa dar aquele gás para começar sua rotina de estudos e que você tenha um excelente desempenho lá na frente! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.