5 dicas para treinar redação para concurso público

Veja o que você pode fazer para ter uma boa escrita

Treinar redação para concurso público é sempre uma preocupação para quem deseja ocupar uma das vagas oferecidas pelas prefeituras ou outros órgãos.

Assim, esse tipo de oportunidade é o sonho de muitos profissionais, visto que a solidez na carreira e a remuneração costumam ser consideravelmente maiores do que no setor privado.

Dicas para treinar redação para concurso público -- Reprodução Canva
Dicas para treinar redação para concurso público — Reprodução Canva

Contudo, para se classificar e conquistar a vaga, é indispensável apresentar uma boa redação, visto que a prova discursiva geralmente tem caráter classificatório e eliminatório.

Por isso, não deixe de ler até o final, e veja 5 dicas que irão te ajudar na hora de se preparar para a prova!

Como treinar redação para concursos públicos

Atualmente, a maioria dos concursos públicos exigem uma certa reflexão do candidato a respeito de temas atuais e importantes para a sociedade.

E, apesar de muitos candidatos terem facilidade em refletir e entender o assunto, passar essas ideias para o papel e construir uma boa redação ainda é uma dificuldade.

Após receber o tema, o primeiro problema muitas vezes, é não compreender o que a banca está pedindo. Por isso, para que a redação seja satisfatória, é importante que a temática esteja clara na cabeça do candidato.

Um método eficaz, mas vem simples para escrever melhor, é a leitura, que precisa ser aprofundada, para compreender o texto.

Apesar de parecer simples, essa prática te ajuda a aprimorar hábitos e fortalece suas técnicas, para produção de textos melhores.

5 dicas para treinar redação em concursos públicos

Treinar para redação em concursos públicos pode parecer uma tarefa árdua e complicada. Com tantas regras e temas possíveis, se preparar para escrever, às vezes, se torna uma barreira para o candidato.

Contudo, com algumas dicas e técnicas simples, você pode tornar esse processo mais simples e eficaz.

Veja abaixo algumas dicas para otimizar seus estudos e arrasar nas provas discursivas!

1.Entenda o tema proposto

A primeira dica é entender completamente o tema proposto pela banca e tratá-lo como uma indagação.

Questione e faça perguntas sobre ele, deixe suas ideias ganharem forma, e com as respostas, comece a escrever sua redação.

Dessa forma, você entenderá o tema mais profundamente, e poderá formar um esboço na sua cabeça, antes mesmo de começar a dissertação.

2.Anote todas as suas ideias

Depois de fazer uma reflexão aprofundada sobre o tema proposto pela banca, comece escrevendo um rascunho, com todos os argumentos e ideias que você teve.

Feito isso, observe tudo o que você conseguiu, e decida quais valem a pena usar. Nessa fase, tenha pelo menos três argumentos formulados, para aumentar as chances de um resultado melhor.

Com isso, você já poderá definir sua tese, ou o que você vai defender no texto. Comece a redação apresentando essa tese, e depois parta para a defesa, apresentando seus argumentos.

3.Cuidado com a organização do texto

Outro ponto muito importante na redação, é a organização do texto. Por isso, uma boa dica é tentar fazer um esboço de como ficaria o resultado depois de pronto.

Defina a quantidade de palavras para cada parte do texto, para que fique melhor dividido.

Na hora de executar, é importante seguir esse esboço, e tentar não fugir muito disso.

Lembre, o ideal é que o texto seja bem dividido, com perguntas respondidas claramente é uma solução no final.

4.Conheça a banca organizadora

Outra dica para treinar redação para concurso público é conhecer a banca organizadora do certame que você irá participar.

Ao observar o histórico da banca, você poderá ter uma ideia de como ela exigirá que o texto seja apresentado.

Dessa forma, é possível adaptar suas ideias e rascunhos a esses parâmetros e aumentar suas chances para, assim, tirar uma nota melhor.

5.Saiba estruturar seu texto

O modelo mais comum é formado com quatro parágrafos, mas isso pode variar, de acordo com a quantidade de argumentos que você irá utilizar.

Comece pela introdução, apresentando o tema do texto e a sua tese brevemente. Acrescente seus argumentos no desenvolvimento da redação, mas sempre de forma clara, e sem destoar do assunto.

Na conclusão, evite repetir um argumento já utilizado e busque acrescentar algo novo, como uma solução para o problema central do texto.

Por fim, temos certeza que, com essas 5 dicas para treinar redação para concursos públicos, você poderá se preparar melhor e arrasar nessa etapa!

Agora é só arrasar nos estudos e treinar sua escrita! Se baseie em temas antigos e pesquise bastante sobre possíveis assuntos que estão em alta.

Esperamos que o post de hoje possa ser útil em sua carreira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.