Comissão de Finanças e Tributação aprova Projeto de Lei para alterar as regras do ICMS

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei complementar (PLP) que visa implementar mudanças nas regras de partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Comissão de Finanças e Tributação aprova Projeto de Lei para alterar as regras do ICMS

O objetivo principal dessa iniciativa é favorecer os municípios de menor porte, especialmente aqueles que recebem novos estabelecimentos comerciais ou possuem uma forte presença da atividade rural.

O valor adicionado (VAF) e sua relevância

O projeto propõe alterações no cálculo do Valor Adicionado (VAF), que é um indicador fundamental usado para determinar a parcela do ICMS destinada aos municípios.

Em suma, o VAF se baseia na diferença entre as saídas e entradas de mercadorias em cada estabelecimento contribuinte. Quanto mais intensa for a atividade comercial de uma cidade, maior será o seu valor adicionado, consequentemente, resultando em uma maior receita de ICMS.

Benefícios para municípios com atividade rural

Uma das principais mudanças propostas pelo PLP está relacionada aos produtos rurais. De acordo com a nova regulamentação, o VAF será calculado exclusivamente com base no valor final das saídas da produção, sem que o valor das entradas seja deduzido.

O propósito desta alteração é evitar que insumos entregues pela indústria aos produtores rurais que operam em regime de produção integrada sejam contabilizados como entradas no cálculo do VAF. Contudo, essa prática prejudicava os municípios onde esses produtores residem, reduzindo os recursos disponíveis para apoiar o desenvolvimento das atividades rurais dos pequenos produtores.

O relator do projeto, deputado Fausto Pinto, apoia essa mudança, afirmando que “o procedimento de considerar as entradas dos animais vivos como débitos, deduzindo este valor das saídas, afeta realmente os pequenos municípios, retirando-lhes os recursos necessários para prover as condições básicas para o desenvolvimento da atividade rural dos pequenos produtores”.

Tratamento para estoques

Outra medida importante introduzida pelo PLP diz respeito ao Valor Adicionado negativo das empresas quando destinado à formação de estoques.

Segundo a proposta, o VAF negativo, que frequentemente ocorre quando uma empresa está em fase de instalação e forma grandes estoques antes de iniciar sua produção, será compensado nos anos subsequentes em que se tornar positivo.

Essa disposição visa proteger os municípios onde essas empresas estão situadas da súbita e acentuada queda na arrecadação decorrente do VAF negativo. Assim, o relator do projeto enfatiza que “o valor adicionado negativo prejudica muitos municípios, que acabam tendo repentina e acentuada queda na sua arrecadação”.

Próximos passos

Embora o projeto tenha sido aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, ele ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para o Plenário da Câmara dos Deputados.

No entanto, a expectativa é que essas mudanças nas regras de partilha do ICMS tragam benefícios significativos para os municípios menores, promovendo o desenvolvimento econômico e melhorando as condições de vida de suas populações. Desse modo, o processo legislativo continua a avançar, e a decisão final pode ter um impacto duradouro nas finanças municipais em todo o país.

Comissão de Finanças e Tributação aprova Projeto de Lei para alterar as regras do ICMS
Comissão de Finanças e Tributação aprova Projeto de Lei para alterar as regras do ICMS. Imagem: Canva

O ICMS e sua importância no Brasil

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é uma das principais fontes de receita dos estados brasileiros. Este imposto desempenha um papel crucial no financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Base legal e regulamentação do ICMS

O ICMS é um imposto estadual e, portanto, sua regulamentação é de competência de cada estado da Federação. No entanto, a Constituição Federal de 1988 estabelece as diretrizes gerais para a cobrança do ICMS em todo o país. Contudo, cada estado possui sua própria legislação que define as alíquotas, os critérios de incidência e as obrigações dos contribuintes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.