Plataforma GOV.BR: o acesso robotizado será limitado a partir de setembro e objetiva a eficiência dos serviços públicos digitais

No cenário em constante evolução da digitalização dos serviços públicos, a Plataforma GOV.BR desempenha um papel vital na vida dos cidadãos brasileiros.

Plataforma GOV.BR: o acesso robotizado será limitado a partir de setembro e objetiva a eficiência dos serviços públicos digitais

Contudo, para garantir a disponibilidade contínua desses serviços e assegurar que todos os cidadãos possam acessá-los sem interrupções, o governo está tomando medidas para limitar o acesso robotizado a partir de 25 de setembro de 2023.

Em suma, essa iniciativa tem como foco principal a otimização do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Assim, visa mitigar possíveis problemas de indisponibilidade que afetariam diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal.

Limitações no acesso robotizado

A partir da data mencionada, o acesso robotizado à Plataforma GOV.BR será restringido, impactando especificamente o uso de robôs no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.

Essa medida estratégica foi adotada para equilibrar o acesso aos serviços digitais, de modo a evitar que a demanda excessiva proveniente da robotização prejudique a disponibilidade desses serviços para todos os cidadãos.

O objetivo é garantir a disponibilidade para todos

O objetivo fundamental dessa mudança é garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso ininterrupto aos serviços disponibilizados pela Plataforma GOV.BR. Uma vez que a crescente utilização de robôs para acessar os serviços digitais resultou em uma sobrecarga nos recursos computacionais, levando a interrupções que afetam a experiência do usuário.

Em suma, essas limitações foram introduzidas para garantir que os recursos estejam disponíveis para todos e que a qualidade do serviço seja mantida.

15 sessões simultâneas por contribuinte

Após a implementação dessas medidas, cada contribuinte terá o direito de realizar no máximo 15 sessões simultâneas. Uma sessão é considerada uma conexão entre um dispositivo (como um computador, celular ou tablet) e a Plataforma GOV.BR.

Dessa forma, essa abordagem permite que um maior número de contribuintes acesse os serviços digitais de forma justa e igualitária, sem que um pequeno grupo de robôs sobrecarregue os recursos.

Impacto para os usuários regulares

É importante ressaltar que essas mudanças não terão nenhum impacto negativo para os usuários que acessam os serviços digitalmente de maneira convencional. Aqueles que interagem com a Plataforma GOV.BR de maneira genuína e dentro dos padrões normais de uso não serão afetados por essas restrições.

Assim, o objetivo é manter a experiência desses usuários o mais ininterrupta possível, enquanto garante que a plataforma permaneça acessível a todos.

Um estratégia para elevar a segurança de todos

Certamente, a limitação do acesso robotizado à Plataforma GOV.BR é uma medida estratégica para assegurar a disponibilidade dos serviços públicos digitais oferecidos pelo Governo Federal. Uma vez que ao restringir o acesso excessivo de robôs, o governo visa aprimorar a experiência dos cidadãos brasileiros, garantindo que todos possam acessar os serviços de maneira eficaz e eficiente.

Dessa forma, essa abordagem equitativa, que permite até 15 sessões simultâneas por contribuinte, tem o intuito de balancear o acesso, promovendo um ambiente digital justo e acessível a todos.

Plataforma GOV.BR: o acesso robotizado será limitado a partir de setembro e objetiva a eficiência dos serviços públicos digitais
Plataforma GOV.BR: o acesso robotizado será limitado a partir de setembro e objetiva a eficiência dos serviços públicos digitais. Imagem: Canva

Riscos cibernéticos: uma realidade atual

Os riscos cibernéticos estão em constante evolução, devido ao avanço das técnicas dos cibercriminosos. Desde ataques de phishing projetados para enganar os usuários até ataques de ransomware que podem bloquear completamente o acesso aos nossos dispositivos, a variedade e sofisticação das ameaças são assustadoras.

A segurança online não se trata apenas de proteger os indivíduos. Já que também se trata de proteger as empresas e infraestruturas críticas contra possíveis ataques que poderiam ter consequências devastadoras.

Medidas essenciais de segurança online

Felizmente, existem medidas que todos podem adotar para fortalecer sua segurança online. Por exemplo, utilize senhas complexas, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Assim, evite informações pessoais óbvias e atualize suas senhas regularmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.