Comef: mercados financeiros globais
O Comef analisou os mercados financeiros globais em sua última reunião oficial. Confira pontos relevantes para a economia!
O Comef, Comitê de Estabilidade Financeira, é um órgão importante para as decisões econômicas nacionais, conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).
No dia 24 de fevereiro de 2022, o Comef realizou a sua 48ª reunião com pontos relevantes que foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 07 de março de 2022. Confira!
Comef: mercados financeiros globais
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o sistema financeiro das principais economias segue resiliente. As instituições financeiras (IFs) nesses países mantêm níveis de capital e liquidez robustos.
Simulações do Banco Central do Brasil (BCB) e testes de estresse realizados pelas jurisdições indicam que o sistema financeiro global permanece preparado para suportar choques adicionais.
O recente conflito geopolítico internacional provocou perda de valor de ações
Conforme documento oficial, o recente conflito geopolítico internacional provocou perda de valor das ações de algumas IFs nesses países, inclusive de IFs sistemicamente importantes em nível global (GSIB).
Assim sendo, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) segue acompanhando de perto os desdobramentos nos mercados financeiros e de capitais e, até o momento, os indicadores prudenciais dessas instituições apontam para níveis de capital acima do mínimo requerido, informa o documento oficial divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB).
A política macroprudencial segue em processo de normalização
Em várias jurisdições, a política macroprudencial segue em processo de normalização. Em alguns países, os buffers contracíclicos de capital já se encontram acima dos níveis pré-pandemia, em razão especialmente das vulnerabilidades observadas no setor imobiliário, destaca o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).
Aumento dos custos de financiamento nos mercados globais
As condições financeiras globais estão mais restritivas desde a última reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). A sinalização de que a remoção dos estímulos monetários em países centrais poderá ocorrer em maior velocidade ou intensidade provocou reprecificação relevante de alguns ativos e aumentou os custos de financiamento nos mercados globais, informa o documento oficial.
As tensões geopolíticas elevam a incerteza do cenário econômico
O recrudescimento das tensões geopolíticas também contribuiu, no período mais recente, para a elevação da incerteza, em especial sobre a dinâmica dos preços internacionais das commodities, e da volatilidade nos mercados, informa o documento divulgado oficialmente pelo Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).
Confira o documento oficial no site do Banco Central do Brasil (BCB) e acompanhe as decisões que impactam na economia e na inflação de forma abrangente, visto que são informações relevantes para o cidadão.