Com prazo para sair, Concurso Funai avança e edital pode ser liberado nos próximos dias

Confira todos os esclarecimentos

O concurso Funai pode sair em breve. Isso porque, avanços estão sendo feitos e há um trabalho constante em prol da liberação do edital.

Eloy Terena, secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, enviou um pedido de recursos para contratar a banca organizadora.

A busca por aprovação é no valor de R$ 31,6 milhões, entre vários projetos da Funai está o concurso público. O valor necessário para realização da seleção é de R$ 6.159.994.

Espera-se mais de 150 mil inscritos. Portanto, mediante a necessidade e a pressa, o nome da banca deverá ser anunciado nos próximos dias. Estima-se que o edital seja divulgado até novembro.

O que vai nas provas do concurso Funai 

As provas do concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) vão acontecer em breve. Inclusive, a previsão já foi definida. Este é um dos certames mais esperados até o momento.

O prazo para liberação do edital é até 29 de outubro, porém, pode ser que o certame aconteça antes do previsto. Já as provas, têm o prazo máximo de dois meses após a liberação do edital.

Como o projeto básico, espelho do edital, ainda não saiu, os concurseiros que desejarem realizar o concurso Funai deverão estudar pelos editais anteriores.

Esta é uma excelente dica dada pelos profissionais. Por meio dos editais anteriores, o candidato pode entender alguns conteúdos e saber como provavelmente será realizada a cobrança das provas, entre outros.

Provas do concurso Funai

Quando as vagas são para nível médio, em sua grande maioria, haverá cobrança por meio de prova objetiva com conhecimentos gerais e específicos.

Ja para nível superior tem prova discursiva e análise de títulos, como etapa classificatória. O último edital aconteceu em 2016 e teve as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Indigenista
  • Informática Básica
  • Administração Pública

Conteúdo programático do concurso Funai

Confira os assuntos de acordo com cada cargo.

Esta é uma excelente dica dada pelos profissionais. Por meio dos editais anteriores, o candidato pode entender alguns conteúdos e saber como provavelmente será realizada a cobrança das provas, entre outros.

Contador

  1. Contabilidade Geral. 1.1. Lei nº 6.404/1976, suas alterações e legislação complementar. 1.1.1. Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 1.2. Princípios fundamentais de contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC – por meio da Resolução do CFC nº 750/1993, atualizada pela Resolução CFC nº 1.282/2010). 1.3. Patrimônio: componentes patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido). 1.4. Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. 1.5. Contas patrimoniais e de resultado. 1.5.1. Apuração de resultados. 1.5.2. Plano de contas. 1. 6. Funções e estrutura das contas. 1.7. Análise econômico-financeira. 1.7.1. Indicadores de liquidez. 1.7.2. Indicadores de rentabilidade. 1.7.3. Indicadores de lucratividade. 1.7.4. Análise vertical e horizontal. 1.8. Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. 1.9. Avaliação e contabilização de itens patrimoniais e de resultado de investimentos societários no país. 1.10. Destinação de resultado. 1.11. Custos para avaliação de estoques. 1.12. Custos para tomada de decisões. 1.13. Sistemas de custos e informações gerenciais. 1.14. Estudo da relação custo versus volume versus lucro. 1.15. Elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária, pelos princípios fundamentais da contabilidade e pronunciamentos contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 1. 15.1. Demonstração dos fluxos de caixa (métodos direto e indireto). 1.15.2. Balanço patrimonial. 1.15.3. Demonstração do resultado do exercício. 1.15.4. Demonstração do valor adicionado. 1.16. Fusão, cisão e incorporação de empresas. 1.17. Consolidação de demonstrações contábeis. 1.18. Tributos recuperáveis. 1.19. Controle de estoques: PEPS, UEPS e média ponderada móvel.
  2. Contabilidade Governamental. 2. 1. Princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público. 2. 2. Sistema de Contabilidade Federal. 2. 3. Conceituação, objeto e campo de aplicação. 2.4. Patrimônio, variações e sistemas contábeis. 2.5. Transações no setor público. 2.6. Registro contábil. 2.7. Demonstrações contábeis segundo a lei nº 4.320/1964. 2.8. Despesa pública: conceito, etapas, estágios e categorias econômicas. 2.9. Receita pública: conceito, etapas, estágios e categorias econômicas. 2.10. Execução orçamentária e financeira. 2.11. Sistema de informações de custos no setor público. 2.12. Plano de contas aplicado ao setor público. 2.13. Regime Contábil. 2.14. Conta Única do Tesouro Nacional. 2.15. Sistema Integrado de Administração Financeira: conceitos básicos, objetivos, características, instrumentos de segurança e principais documentos de entrada. 2.16. Suprimento de Fundos.
Com prazo para sair, Concurso Funai avança e edital pode ser liberado nos próximos dias
Com prazo para sair, Concurso Funai avança e edital pode ser liberado nos próximos dias. Imagem: Reprodução

Engenharia de Agrimensura

  1. Geodésia geométrica. 1.1 Conceitos introdutórios. 1.2 Geometria do elipsóide. 1.3 Cálculo direto e inverso. 1.4 Sistemas de referência em uso e usados no Brasil. 1.5 Sistemas geocêntricos de referência. 1.6 Transformação coordenadas entre sistemas de referência. 1.7 Tipos de coordenadas e conversões. 1.8 Geodésia tridimensional. 1.9 Altitudes.
  2. Geodésia física. 2.1 Introdução a teoria do potencial. 2.2 Campo da gravidade normal. 2.3 Campo da gravidade terrestre. 2.4 Reduções gravimétricas. 2.5 Determinação da gravidade. 2.6 Determinação gravimétrica das ondulações geodais. 2.7 Outros métodos para determinação do geóide.
  3. Ajustamento de observações. 3.1 Classificação dos erros. 3.2 Sistema de equações lineares e o M.M.Q. 3.3 Ajustamento de observações diretas. 3.4 Método dos parâmetros. 3.5 Variação de coordenadas. 3.6 Elipse dos erros. 3.7 Fotometria. 3.8 Atualização cartográfica por sensoriamento remoto. 3.9 Cartografia automatizada. 3.10 Cartas temáticas. 3.11 Levantamentos e atualização cartográfica (sede + UR).
  4. Conceitos básicos. 4.1 Geodésia e cartografia. 4.2 Sistemas de projeção cartográfica. 4.3 Cartografia digital. 4.4 Sensoriamento remoto e fotogrametria. 4.5 Modelagem digital do terreno. 4.6 Banco de dados e ferramentas de geoprocessamento. 4.7 Processamento digital de imagens. 4.8 Interpretação visual e automática de imagens óticas e de radar. 4.9 Posicionamento geodésico e reambulação. 4.10 Banco de dados.
  5. Conceitos específicos. 5.1 Foto interpretação. 5.2 Levantamento aerofotogramétrico. 5.3 Fotogrametria analógica. 5.4 Fotogrametria analítica. 5.5 Aerotriangulação. 5.6 Posicionamento geodésico e reambulação. 5.7 Processamento digital de imagens. 5.8 Interpretação visual e automática de imagens óticas e de radar. 5.9 Estrutura e modelagem de dados e de metadados para produção cartográfica digital e de sistemas de informação geográfica – SIG. 5.10 Processos de produção cartográfica digital (levantamentos/aquisição de dados, compilação cartográfica, editoração cartográfica e geração de originais por reprodução eletrônica).
  6. Sistemas de geoinformações.
  7. Geoprocessamento.
  8. Cadastramento georeferenciado.

Engenheiro Agrônomo e concurso Funai

  1. Edafologia: gênese, morfologia e classificação dos solos, capacidade de uso dos solos, métodos de conservação do solo, adubos, corretivos, adubação e calagem.
  2. Fitotecnia: técnicas de cultivos de grandes culturas, de culturas olerícolas, de espécies frutíferas, ornamentais e florestais, fronteiras agrícolas fitogeográficas brasileiras, melhoria da produtividade agrícola, tecnologias de sementes.
  3. Fitossanidade: fitopatologia e entomologia agrícola, defensivos agrícolas, manejo e controle integrado de doenças, pragas e plantas daninhas, receituário agronômico.
  4. Tecnologia pós colheita de grãos e sementes: secagem, beneficiamento e armazenagem.
  5. Uso da água. 5.1. Hidrologia e hidráulica aplicada à agricultura; 5.2. Irrigação e drenagem. 5.2.1. Métodos. 5.2.2. Manejo de irrigação. 5.2.3. Fertirrigação. 5.2.4. Captação e distribuição de água. 5.2.5. Projetos.
  6. Lei 12.787/2013 (Política Nacional de Irrigação).
  7. Noções de Agrometeorologia.
  8. Topografia. 8.1. Coordenadas geográficas. 8.2. Levantamentos topográficos planimétricos e altimétricos.
  9. Planejamento Agrícola.
  10. Geoprocessamento. 10.1. Princípios físicos e elementos de interpretação. 10.2. Sistemas de sensoriamento remoto. 10.3. Sensores e produtos. 10.4. Interpretação de imagens. 10.5. Fotointerpretação e fotogrametria. 10.6. Restituição. 10.7. Tomada, transmissão, armazenamento, processamento e interpretação de dados. 10.8. Georreferenciamento.

Engenheiro Civil

  1. Projetos de obras civis. 1.1. Arquitetônicos, estruturais (concreto, aço e madeira), fundações, instalações elétricas e hidro-sanitárias – elaboração de termos de referência e projetos básicos.
  2. Projetos complementares. 2.1. Elevadores, ventilação-exaustão, ar condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio – compatibilização de projetos.
  3. Especificação de materiais e serviços – caderno de encargos.
  4. Planejamento e programação de obras. 4.1. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais, BDI e encargos sociais – levantamento de quantidades. 4.2. Planejamento e cronograma físicofinanceiro – PERT-COM e histograma de mão-de-obra.
  5. Operação e controle de obra, procedimentos gerenciais e acompanhamento de obras.
  6. Construção. 6.1. Organização do canteiro de obras – execução de fundações (diretas e profundas). 6.2. Estruturas de contenção. 6.3. Alvenaria, estruturas e concreto, aço e madeira, coberturas e impermeabilização, esquadrias, pisos e revestimentos, pinturas, instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia).
  7. Fiscalização. 7.1. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.), controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.), controle de execução de obras e serviços, traços e consumo de materiais.
  8. Noções de irrigação, pavimentação de vias, terraplenagem e drenagem, de hidráulica, de hidrologia e geotecnia.
  9. Legislação e engenharia legal.
  1. Lei n° 8.666/1993 e alterações – Licitações e contratos: legislação específica para obras de engenharia civil.
  2. Vistoria e elaboração de pareceres.
  3. Princípios de planejamento e de orçamento público.
  4. Elaboração de orçamentos.
  5. Noções de segurança do trabalho, principais NBRs.
  6. Informática aplicada à engenharia (Excel, Word, AutoCAD).

Indigenista Especializado e concurso Funai

Noções de Etnologia Indígena. 1.1. Questões de “indianidade” e identidade étnica. 1.2. Sociobiodiversidade. 1.2.1. Diversidade linguística. 1.2.2. Demografia indígena. 1.3. Economias indígenas. 1.4. Aspectos de organização social indígena. 1.5. Aspectos de religiões indígenas. 1.6. Cosmologias e mitos indígenas. 1.7. A diversidade das culturas indígenas.

  1. Noções de Antropologia Social e Cultural. 2.1. Identidade e etnocentrismo. 2.2. O trabalho de campo. 2.3. Culturas e línguas indígenas no Brasil.
  2. Terras indígenas. 3.1. Organização política das comunidades. 3.2. Movimentos indígenas.
  3. Etnicidade e resgate históricocultural de elementos étnicos no contexto atual.
  4. Os direitos indígenas e o ordenamento constitucional e infralegal. 5.1. Indigenato.
  5. História do Brasil-Colônia. 6.1. Gestão dos territórios luso-americanos. 6.1.1. Legislação régia portuguesa sobre os direitos dos índios as suas terras. 6.1.2. Aldeamentos indígenas. 6.1.3. Catequese jesuítica e franciscana. 6.2. História do Brasil-Império. 6.2.1. Rebeliões do Período Regencial e participação indígena. 6.2.2. Indianismo e romantismo. 6.2.3. Diretoria-Geral e Diretorias Parciais dos Índios. 6.2.4. Lei de Terras (1850). 6.2.5. Extinção dos aldeamentos e esbulho das terras indígenas. 6.3. Brasil-República e indigenismo. 6.3.1. Criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI). 6.3.2. Protecionismo e assimilacionismo. 6.3.3. Museu do Índio (anos 1950) e Parque Nacional do Xingu (anos 1960). 6.3.4. O fim do SPI e o nascimento da Funai. 6.3.5. O indigenismo no regime militar (anos 1960 a 1980). 6.3.6. A redemocratização e a cidadania indígena na Constituição de 1988.
  6. As políticas públicas direcionadas aos povos indígenas.
  7. A influência da tecnologia na modificação de valores culturais indígenas.
  8. Noções de demografia dos povos indígenas.
  9. Noções de Geoprocessamento.
  10. Noções de Cartografia.
  11. Noções de Desenvolvimento Sustentável.
  12. Noções de Gestão Ambiental.
  13. Noções de Sociologia
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.