Com licenciamento prorrogado no RJ, veja novo calendário do Detran

Confira aqui todos os detalhes sobre o licenciamento prorrogado no RJ, fique de olho no calendário.

Adiaram o prazo que definiram para o licenciamento anual de automóveis no estado do Rio de Janeiro neste ano de 2023 pelo Detran/RJ. Pode consultar o cronograma recente no diário oficial estadual. Por isso que hoje, indicaremos como fica o cronograma recente do Detran do estado do Rio de Janeiro para este ano de 2023.

O que é o licenciamento de um automóvel?

Para se manter dirigindo legalmente, você deve ter seu automóvel inspecionado e licenciado anualmente. Isso garante que seu automóvel atenda a todos os padrões mínimos de segurança e evita que a polícia o pare.

Com ele, você pode recuperar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Automóvel), certificado essencial que nunca deve ficar longe do alcance em caso de parada inesperada no trânsito.

Um licenciamento válido, demonstra que seu automóvel está em boas condições de circulação, livre de problemas como clonagem, roubo e emissões ilegais e está apto para uso em vias públicas em todo o país. Apesar do fato de que ao liberar a documentação, os responsáveis nem sempre verificam esses detalhes.??

Os proprietários de automóveis têm responsabilidades anuais, e o licenciamento de automóveis é uma delas. Para isso, os motoristas também devem pagar IPVA (Imposto sobre Propriedade de Automóveis Automotores) e DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Automóveis Automotores de Via Terrestre), quando necessário. Neste ano de 2023, o pagamento do DPVAT não é realizado.

licenciamento prorrogado no RJ- Reprodução Canva
licenciamento prorrogado no RJ- Reprodução Canva

Como é feito o licenciamento do automóvel no estado do Rio de Janeiro?

A realização do licenciamento de automóveis é totalmente digital. Para retirar o certificado 2023, basta:

  • Pagar o GRT (Guia de Regularização de Impostos) no seu banco. Deve baixar o GRT na plataforma digital do banco Bradesco (bradesco.gov.br);
  • após a efetivação da liquidação, o certificado digital, conhecido como CRLV-e, ficará disponível ao usuário na agência postal online do Detran/RJ, com acesso pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou o aplicativo (Carteira Digital de Trânsito).

Como fica o cronograma de pagamento após a prorrogação do tempo determinado?

Em seguida, apresentamos o cronograma de pagamento do licenciamento veicular para o ano de 2023, após a alteração no tempo determinado de pagamento, lembrando que a data estipulada, é o tempo determinado final. Após esta data, é considerado que o automóvel está com o licenciamento atrasado.

  • 30/09/2023: placas com finais 0, 1 e 2;
  • 31/10/2023: placas com finais 3, 4 e 5;
  • 30/11/2023: placas com finais 6, 7, 8 e 9.

Como ter acesso aos certificados licenciados para este ano de 2023?

Após pagar o GRT, você pode se cadastrar no gov.br, a plataforma oficial do governo, e usar essas informações ao fazer acesso o CRLV-e em um dos aplicativos mencionados.

Utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) você pode acessar com a mesma senha e login identificados no gov.br. Assim, é possível imprimir o CRLV-e em papel A4 em um local que possuir serviço de impressão.

Quais os motivos podem não emitir licenciamento?

Primeiramente, a não emissão do certificado de licenciamento anual do automóvel pode ocorrer por motivos diversos e podem não disponibilizar aos condutores.

Assim, se o proprietário do automóvel paga o GRT, mas o certificado não atualiza no aplicativo. Deve se dirigir a uma das agências de automóveis do Detran/RJ (posto de vistoria, Unidade de Serviços Veiculares (USV), Ciretrans, Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs), ou na sede) para saber as razões pela não emissão do certificado.

Dessa forma, apresentamos algumas circunstâncias que violariam o contrato de licença em 2023 RJ e exigiriam que os usuários tomassem medidas preventivas:

  • Deixou de pagar os GRTs de 2022 ou 2023;
  • Em caso de automóveis movidos a gás, não obter uma inspeção GNV do ano atual (CSV);
  • Estar colocado sob restrição cadastral após ser parado durante uma blitz do Detran e descumprir qualquer exigência;
  • Ser proprietário de ônibus, vans de carga, vans compartilhadas de passageiros e ônibus de trânsito, deixando de apurar multas e penalidades pendentes dos automóveis conforme exigido pela Portaria Detran 5533/2019;
  • Estar sujeito a qualquer exceção administrativa ou judicial que evite o licenciamento do automóvel;
  • Realizar um procedimento em uma central de atendimento do Detran/RJ e assim deixar o protocolo aberto;
  • Ignorar o chamado de recall do fabricante do automóvel;
  • Realizar o procedimento de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
  • Fez uma alteração nas especificações do automóvel (como a instalação de um emissor de CSV) sem antes atualizar o banco de dados do Detran.

Por fim, mantenha o licenciamento de seu automóvel em dia, atendendo ao tempo determinado, e tendo sempre em mãos, o certificado atualizado. Para assim estar em dia com o código de trânsito e evitar problemas indesejados e dores de cabeça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.