Colega de trabalho imaturo: Como lidar com ele?
Um colega de trabalho imaturo pode atrapalhar toda a harmonia de uma equipe, e não é para menos. Afinal, ninguém merece querer concluir o trabalho, mas ser impedido por um colega distraído e “brincalhão” demais, concorda?
Por isso, neste texto nós trouxemos algumas ideias que podem lhe ajudar a lidar com isso. Acompanhe e saiba mais.
Como lidar com um colega de trabalho imaturo?
Para lidar com um colega de trabalho imaturo é necessário exercitar a paciência. E uma forma de fazer isso é pensando que todo mundo, em alguma fase da vida, pode ter comportamentos imaturos. Faz parte do nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.
Sendo assim, respire fundo e não saia julgando o colega. Mas sim, tente ajudá-lo para, dessa forma, criar uma atmosfera mais positiva no trabalho. Veja como isso pode ser feito:
1. Dê feedbacks sinceros – e não agressivos
Os feedbacks ainda são um bom caminho para lidar com um colega de trabalho imaturo. Dessa forma você poderá apresentar quais pontos merecem atenção e melhorias, enquanto também poderá apresentar os fatores positivos do seu colega.
Lembre-se de ser sincero, assertivo e nada agressivo, ok? 😉
2. Seja assertivo na hora de delegar tarefas
Delegue tarefas de uma forma assertiva. Isso quer dizer que você deve evitar ambiguidades e outros tipos de linguagem pouco assertiva.
Fale exatamente o que você quer que seja feito. Demonstre, dê os passos e seja claro. Também demonstre interesse em saber se a pessoa tem dúvidas. Assim é possível deixar tudo esclarecido.
3. Dê limites para brincadeiras
Se você tem um colega de trabalho imaturo que fica fazendo brincadeiras inconvenientes o tempo todo, corrija-o no privado. Você não precisa ser grosseiro em público, dizendo que determinada brincadeira é inadequada para o ambiente de trabalho, mas sim, faça isso no privado.
Fale sobre os comportamentos que podem manchar a imagem profissional de uma pessoa e tente orientá-lo.
4. Transmita o seu conhecimento de forma humilde
Ensine. Se tem algo que ele não sabe, mas que você tem o conhecimento necessário, disponibilize isso a ele.
Acredite, você não vai perder o seu lugar se ensinar uma pessoa a fazer o que você sabe. Mas sim, terá um grande parceiro para os desafios do dia a dia de trabalho. Seja humilde!
Lembre-se: todo mundo deve ter chance de aprender
Não é porque você tem um colega de trabalho imaturo que deve crucificá-lo. Pelo contrário. Veja este momento como uma oportunidade de ensinar alguém e assim fazer do mundo um lugar melhor.
Ninguém nasce sabendo. Tampouco somos super maduros desde sempre – não é assim que a vida funciona. Portanto, busque formas de transmitir o seu conhecimento e dê essa chance para quem quer aprender.
Agora, se o indivíduo não demonstra o mínimo interesse em mudar, crescer e se desenvolver, aí não é caso de “forçar” a situação. Nessa situação, pode ser mais interessante conversar com o RH.
Analise o caso e veja o que pode ser mais cabível a ele.