CNMP propõe transformar cargos públicos em comissionados nos Concursos; Entenda!

Veja compreender estas possíveis mudanças

Os cargos públicos do CNMP (Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados ) podem ser transformaados em comissionados.

A proposta foi aprovada nesta quinta-feira, 05 de outubro. A mudança visa a transformação de cargos públicos vagos.

Entenda a mudança na CNMP

De acordo com um projeto de lei chamado 2073/22, proposto pelo CNMP, eles querem fazer algumas mudanças nos cargos que têm.

Eles planejam transformar sete cargos de técnico (que pedem um certo nível de escolaridade) e cinco cargos de analista (que pedem mais escolaridade) em 10 cargos em comissão. Isso significa que as pessoas que ocuparem esses cargos podem ser nomeadas e demitidas com mais facilidade.

Além disso, o projeto também quer criar mais 32 cargos em comissão, usando dinheiro que sobrou no orçamento. Isso pode ter um impacto na forma como o CNMP funciona e como as pessoas são escolhidas para esses cargos.

Segundo informações do CNMP, essas mudanças não vão aumentar os gastos, e os novos cargos serão principalmente criados nos escritórios dos conselheiros, na Presidência e na Corregedoria Nacional. Isso significa que eles estão planejando redistribuir os cargos existentes de uma forma que não cause mais despesas.

O texto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, bem como de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Concurso CNMP 2023

É importante mencionar que o CNMP recentemente realizou um concurso público, cujo edital foi divulgado em janeiro deste ano. Esse concurso ainda está em andamento e está sendo administrado pelo Cebraspe.

CNMP propõe transformar cargos públicos em comissionados nos Concursos; Entenda!
CNMP propõe transformar cargos públicos em comissionados nos Concursos; Entenda! Imagem: Reprodução

Atualmente, o processo se encontra na fase final de execução. Em 28 de agosto, as respostas aos recursos apresentados contra os resultados provisórios da etapa de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial foram divulgadas.

Este concurso oferece um total de 9 vagas imediatas, distribuídas entre os cargos de:

  • técnico (requer nível médio de escolaridade)
  • e analista (que exige nível superior), além de criar uma lista de reserva para possíveis futuras contratações.

Os candidatos que forem aprovados no concurso iniciarão com salários iniciais de R$ 7.591,36 para o cargo de técnico e R$ 12.455,30 para o cargo de analista, trabalhando 40 horas por semana.

Entenda o CNMP

O CNMP, ou Conselho Nacional do Ministério Público, é um grupo de pessoas que cuida para que os promotores e procuradores de justiça no Brasil trabalhem corretamente e protejam os direitos das pessoas.

Eles também criam regras para ajudar esses profissionais a fazerem um bom trabalho. Se um promotor ou procurador não se comportar bem, o CNMP pode puni-lo. Resumindo, o CNMP é como um supervisor para garantir que o pessoal da justiça faça seu trabalho direito

Confira as funções:

  • Fiscalização e Controle: Ele fiscaliza a atuação dos membros do Ministério Público (promotores e procuradores), garantindo que eles cumpram suas funções dentro da lei e da Constituição.
  • Defesa dos Direitos Fundamentais: O CNMP atua na defesa dos direitos fundamentais da sociedade, garantindo que o Ministério Público exerça suas atribuições de forma a proteger os interesses da comunidade.
  • Normatização: Ele também estabelece normas e diretrizes para o funcionamento do Ministério Público, ajudando a padronizar e melhorar a atuação desse órgão.
  • Processos Disciplinares: O CNMP é responsável por julgar processos disciplinares envolvendo membros do Ministério Público, podendo aplicar sanções caso haja condutas inadequadas.
  • Elaboração de Políticas Públicas: Em alguns casos, o CNMP também participa da elaboração de políticas públicas relacionadas à Justiça e ao sistema penal.

 

5090 notícias
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.