Os motoristas que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) furtada ou perdida enquanto duraram as festividades de Carnaval poderão solicitar o novo documento. Por exemplo, no Detran – ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) tem uma maneira fácil e rápida de oferecer a 2ª via através do site sem precisar do cidadão seguir até o órgão presencialmente.
Aqueles que danificaram ou perderam o documento, devem acessar o site e clicar no serviço “2ª via da CNH”. Este campo está disponível dentro dos “serviços digitais da habilitação”. Em seguida, será preciso preencher todas as informações que forem solicitadas para a emissão do DUA (Documento Único de Arrecadação) da taxa de serviço. Geralmente, o valor gira em torno de R$ 236,29.
Processo de solicitação de 2ª via da CNH
Quando você faz o pagamento do DUA, após a compensação, a carteira de habilitação com as mesmas informações e a validade é enviada para o condutor. Ele recebe o documento no endereço que fica nos registros do Detran – ES.
Já em caso de roubo e furto da Carteira Nacional de Habilitação, não se cobra nenhuma taxa. Assim, o motorista precisa acessar o site e clicar em “2ª via da CNH – sem ônus (furto ou roubo)”. Essa aba também fica disponível em serviços digitais da Habilitação.
O cidadão deve acessar o Portal Acesso Cidadão utilizando o seu cadastro, anexando o documento de identidade oficial com foto. Além disso, deve anexar também o BO (Boletim Unificado de furto ou roubo). Tais documentos precisam ser digitalizados no formato PDF.
Ao longo do processo de solicitação, um código verificador será encaminhado por SMS para o celular registrado no órgão. Com isso será possível validar o processo, evitando fraudes. Ademais, se o condutor não tiver internet em sua residência, ele pode fazer o agendamento do atendimento presencial na unidade do Detran – ES. Então, será possível solicitar a 2ª via do documento. Pode-se fazer o agendamento através do site oficial do órgão.
Atualização dos dados para a entrega do documento
O Detran- ES dá um alerta para aqueles que estão nesse processo de solicitação do documento. Aqueles que se mudaram e estão com a informação desatualizada no sistema do órgão, precisam fazer as devidas alterações. Mas, como citado anteriormente, isso deve ser feito antes da solicitação da 2ª via, pois, assim, a Carteira Nacional de Habilitação será enviada para a residência certa.
O procedimento pode ser feito todo online também, acessando o campo “alteração online de endereço”, dentro da página da Habilitação. O motorista precisa entrar em seu cadastro no Acesso Cidadão e, a partir daí, verificar qual é o endereço que está registrado e atualizar, caso necessário. Os motoristas que necessitarem alterar qualquer outro dado da carteira de motorista, devem ir a uma clínica credenciada a fim de realizar o processo.
CNH Digital
Para evitar problemas, o condutor também pode usar a CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) no app CDT (Carteira Digital de Trânsito). Tal aplicativo pode ser baixado nos smartphones com os sistemas iOS e Android.
O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) é quem desenvolveu a carteira digital para o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Hoje em dia, toda a documentação de trânsito é unificada, ofertando mais segurança e praticidade.
O app é protegido pela Chave de Acesso, tendo os dados criptografados. Mesmo assim, se o motorista tiver perdido o celular onde a CNH-e estiver cadastrada, poderá desconectá-lo no site do Senatran. Dessa forma, forçará a remoção da documentação digital do smartphone roubado ou perdido.