CMEIs de Goiânia recebem concertos de música clássica a partir de segunda-feira (12)

A partir desta segunda-feira, dia 12 de setembro, os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia receberão apresentações do Projeto Concertante, que realizará concertos de música clássica para as crianças matriculadas nessas unidades escolares. As apresentações musicais acontecerão até a terça-feira (13). 

De acordo com o projeto, o repertório é inteiramente inspirado no cancioneiro infantil brasileiro. Desse modo, os CMEIs de Goiânia irão receber capacitações e concertos musicais voltadas para crianças até 6 anos.

A programação teve início às 9h de hoje. No período da tarde, o concerto será no CMEI Evangelina, das 15h30 às 16h30. Na terça-feira (13), receberão as apresentações o CMEI Minervina e o CMEI Goiânia Viva, das 8h30 às 9h30 e das 16h às 17h, respectivamente. 

Os concertos serão realizados por um quarteto de músicos profissionais: Ana Flávia Albuquerque (cantora soprano), Kamilla Couto (flauta), Ana Claudia Nunes (Violoncelo) e Marcos Vinícius Vianna (maestro).

Projeto proporciona contato com música para crianças da primeira infância

O Projeto Concertante já vem sendo realizado no Rio de Janeiro nos últimos três anos. O objetivo é levar desenvolvimento por meio da música. Nesse sentido, o projeto conta também com ações de capacitação dos profissionais voltados à educação e desenvolvimento humano.

De acordo com Adriana Rodrigues, que é doutora em música, professora do Conservatório Brasileiro de Música do Centro Universitário do Rio de Janeiro e da UniRio, a música proporciona um meio de expressão para as crianças. Nesse sentido, ela afirma:

“Através da sensibilização da música, a criança pode trabalhar a sua expressão criadora, pode trabalhar a sua identidade, a sua cultura, e pode, principalmente, se expressar ou trabalhar a sua escuta do mundo, compreender a paisagem sonora que a gente vive, interferir nessa paisagem sonora, e, principalmente, extravasar toda arte que tem dentro dela”.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB encerra hoje período de inscrição para o PAS 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.