Clássicos do vestibular: O Nome da Rosa, de Umberto Eco

Livro de estreia do escritor Umberto Eco, O Nome da Rosa é um romance cujo enredo se passa no século XIV, ou seja, no período medieval. Nesse romance, o autor conta uma história cheia de mistérios que se passa em um mosteiro italiano na última semana de novembro de 1327. Publicado pela primeira vez em 1980, a obra de ficção surpreendeu a muitos, tendo se tornado um sucesso editorial logo após seu lançamento.

Enredo da obra

O Nome da Rosa conta com uma trama delineada por acontecimentos criminosos. Há uma sucessão de assassinatos no mosteiro. Desse modo, em meio aos debates religiosos, o frade franciscano inglês Guilherme de Baskerville e seu jovem auxiliar, Adso, acabam por se envolver na investigação das mortes de sete monges que ocorrem em sete dias e sete noites. 

O que há em comum entre as mortes é que os sete monges foram encontrados mortos após manusear determinado livro e foram vitimas de envenenamento. O livro era uma obra clássica do filósofo Aristóteles que tratava sobre o riso, expressão de sentimento humano considerada perigosa por um dos monges da história, o Venerável Jorge, um dos religiosos que buscava manter as rígidas regras do mosteiro.

Assim, os crimes de O Nome da Rosa se propagam a partir da biblioteca do mosteiro, onde os religiosos vão em busca de conhecimento. Além disso, “o nome da rosa” era uma expressão que havia entre eles na Idade Média para indicar o poder da palavra. 

Desse modo, por meio do livro que traz características de um romance policial, Umberto Eco debate questões importantes da Idade Média, como o poder da Igreja Católica e o tribunal da Santa Inquisição, e ainda trata de temas caros à filosofia europeia.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.