Enem: Características do Sertão Nordestino 

Uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro o Sertão possui uma grande extensão territorial, sendo a maior da região nordestina. 

Sua localização compreende o interior do Nordeste, entre o agreste (a leste) e o Meio-Norte (a oeste). Ele fica localizado principalmente no interior da Bahia, Pernambuco e Paraíba. 

Contudo, também estende-se pelo território do Ceará, leste do Piauí, Rio Grande do Norte e noroeste de Sergipe. 

O Sertão nordestino poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Principais características do Sertão nordestino

Podemos destacar como as principais características do Sertão nordestino:

  • O clima predominante na região é o semiárido, ou seja, escassez de chuvas no inverno e ausência quase que por completo no verão. Além disso, tem-se baixa umidade. 
  • A temperatura média do Sertão gira em torno de 25°C e 30°C
  • O índice pluviométrico do Sertão fica em 750 mm em média. No entanto, em alguns locais a seca é extrema e o número pode cair para 50 mm anuais. 
  • O ecossistema predominante na região é a Caatinga
  • Muitos rios acabam ficando intermitentes devido à situação da região, ou seja, eles ficam secos no período mais árido 
  • Nas áreas contempladas por uma seca severa, encontra-se um cenário extremamente pobre e miserável 
  • Economicamente podemos destacar como principais atividades do Sertão a agricultura, sobretudo de frutos tropicais, quando tem-se a presença de irrigação. Além disso, há a criação de gado extensivo, indústria, comércio e serviços em regiões mais desenvolvidas. 
  • O Sertão nordestino possui sete grandes polos, são eles: Fortaleza (CE), Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE), Juazeiro (BA), Casa Nova (BA), Caririaçu (CE), Patos (PB). 
Você também pode gostar:

Cidades desenvolvidas

Para muitos brasileiros foi criado o estereótipo de que no Sertão nordestino só existe seca, pobreza e miséria. No entanto, muitas regiões acabaram se desenvolvendo com infraestrutura. 

Como citamos acima, o Sertão conta com regiões que são verdadeiros polos industriais, comerciais, urbanos, entre outros, como a região metropolitana de Fortaleza no Ceará. 

Além disso, a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, Cariri, Patos e Cajazeiras. 

Todos esses lugares possuem boa infraestrutura, lazer, educação, universidades, hospitais, vias de acesso. Ou seja, estrutura que encontra-se em grandes cidades do Sudeste e Sul do Brasil. 

Desse modo, podemos afirmar que fazer apenas associação do Sertão à seca acaba sendo um equívoco. No entanto, buscar maneiras de amenizar e combater os problemas da seca é fundamental. 

E então, gostou de conhecer melhor sobre os tópicos principais de gestão ambiental?

Não deixe de ler também – 5 filmes que abordam o Nordeste do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.