Ciência cidadã: Saiba o que é e sua importância

Ciência cidadã é a prática de envolver não cientistas em projetos de pesquisa científica significativos e práticos. Os exemplos mais conhecidos de ciência cidadã incluem observações de pássaros e rastreamento do tempo – mas esses são apenas a ponta do iceberg.

A ciência cidadã é popular há mais de um século, mas, nos últimos anos, a Internet revolucionou a capacidade dos cientistas de alcançar e engajar cientistas cidadãos em uma grande variedade de projetos de pesquisa.

A contribuição de cientistas cidadãos é crucial para certas formas de pesquisa; sem sua participação, muitos projetos seriam impraticáveis ??ou mesmo impossíveis.

É importante notar que a ciência cidadã é diferente da pesquisa amadora. Por exemplo, um entusiasta de dinossauros pode gastar muito tempo e esforço encontrando, identificando e coletando fósseis.

Mas se o trabalho deles não estiver conectado a um estudo de pesquisa maior conduzido por uma organização científica profissional, não é considerado ciência cidadã.

História da Ciência Cidadã

Você não pode ter ciência cidadã sem cientistas profissionais, o que significa que não havia cientistas cidadãos durante a Renascença ou Idade do Iluminismo.

Em vez disso, havia cientistas amadores e “cavalheiros”, como Thomas Jefferson, que estudou vários aspectos do mundo natural. Não foi até 1800 que o conceito de um cientista “profissional” surgiu – e a oportunidade para a ciência cidadã surgiu.

Ciência cidadã antes da Internet

Embora alguns tipos de pesquisa possam ser realizados por um único cientista em um laboratório, muitos outros tipos dependem da coleta de grandes quantidades de dados. 

Certos tipos de coleta de dados são especialmente apropriados para cientistas cidadãos, particularmente quando requerem ferramentas relativamente simples que estão disponíveis para não profissionais.

 Em alguns casos, grupos de ciência cidadã conseguiram organizar voluntários. Cientistas cidadãos foram empregados em campos específicos, incluindo:

  • Monitoramento de riachos e hidrovias
  • Observações de insetos e pássaros
  • Monitoramento do clima
  • Observação astronômica
  • Observações de plantas e vida selvagem

Em alguns casos, os cientistas cidadãos tornaram possível coletar muitos pontos de dados, tornando possível uma análise significativa. Em outros, a observação de várias pessoas em vários locais tornou possível observar tendências naturais.

No caso da observação astronômica, não é possível que uma pessoa observe todo o céu todas as noites – mas centenas de pessoas podem fazer exatamente isso. Como resultado, os cientistas cidadãos realmente descobriram cometas e outros objetos astronômicos que os profissionais não perceberam.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.