Ciclo financeiro – A saúde financeira do seu negócio passa por aqui!

Você conhece o caminho que o dinheiro faz dentro da sua empresa? Saiba como trilhar esse caminho e atuar com a prevenção de perdas e crises.

Ciclo financeiro, o que é?

O ciclo financeiro refere-se ao período de tempo que a empresa leva para renovar o processo financeiro, ou seja, abrange os prazos de pagamento aos fornecedores e recebimento das vendas realizadas.

Meu dinheiro “anda “sozinho?

A ideia desses indicadores é que ele não vá muito longe sem você! Por isso que conhecendo esse ciclo você consegue atuar com prevenções, para que não perca seu dinheiro de vista!

É comum definir o ciclo financeiro como o caminho que o dinheiro faz já que, para obter esse indicador deve ser considerado desde o prazo de pagamento aos fornecedores até o recebimento das referidas vendas.

Quanto menor for o ciclo financeiro, menor também, será a necessidade da empresa em buscar recursos junto aos bancos e melhor será a saúde financeira do negócio, para tal, o ideal é que o prazo de pagamento aos fornecedores seja o maior possível.

Como calcular o ciclo financeiro?

Para calcular o ciclo financeiro é necessário subtrair do ciclo operacional o prazo médio de pagamento aos fornecedores.

Deve-se reduzir o prazo de recebimento das vendas e de estoque e aumentar o prazo de pagamento aos fornecedores.

Qual é a finalidade desse indicador?

Esse indicador é extremamente útil para que a gestão financeira da empresa seja eficiente.

Para que possa usá-lo de forma prática, procure um profissional da área contábil, pois ele é capacitado para lhe orientar de forma estratégica.

Assim como em outros indicadores, faça o acompanhamento dos índices para que possa atuar com prevenção de perdas e prevenção de endividamentos.

Fazer uso do ciclo financeiro como indicador para a sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.