Chico Mendes: Biografia e atuações do ativista

Francisco Alves Mendes Filho, conhecido popularmente como Chico Mendes (1944 – 1988) e foi um seringueiro, sindicalista e ativista político. 

Além disso, Chico Mendes defendia a preservação da Floresta Amazônica e dos povos que dela dependiam. Por isso, atraiu o ódio dos latifundiários que culminou no seu assassinato em 22 de dezembro de 1988. 

Chico Mendes, entrou para história do país e por isso poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem. Por isso acompanhe o artigo e conheça a história dele. 

Biografia de Chico Mendes

Chico Mendes, nasceu no Acre, no município de Xapuri no dia 15 de dezembro de 1944, seus pais eram cearenses e buscavam melhores condições de vida na floresta. 

No entanto, não existiam escolas na região onde ele morava e por isso só aprendeu a ler com 19 anos e passou o início da vida acompanhando os pais nos seringais. 

Por isso, nos anos 70, entra para o sindicato dos trabalhadores de Brasiléia no Acre, com o intuito de combater o desmatamento que ameaçava os seringais e outras atividades da região. 

Anos mais tarde, Chico Mendes, cria o sindicato dos trabalhadores rurais em sua cidade natal. Além disso, torna-se vereador eleito pelo MDB e continua sua luta contra os latifundiários da região. 

Acuso de ser revolucionário, Chico Mendes acaba preso e torturado, contudo, ele não consegue denunciar seus agressores. 

Ademais, lutou incansavelmente contra os grandes proprietários de terras que ameaçavam a região e o partido da União Democrática Rural que os representava politicamente. 

Entretanto, mesmo após denunciar diversas ameaças de morte, Chico Mendes não recebeu a proteção devida e por isso acabou assassinado em 22 de dezembro de 1988 na sua residência. 

Atuação

Chico Mendes, usava a denúncia pública para defender sua ideologia política, assim como reunia os seringueiros para realizar o ‘empate’, prática que consiste em defender as árvores com o próprio corpo. 

Além disso, defendia a criação de reserva para extrativistas e indígenas, visando assegurar o sustento da população da região da floresta. 

A saber, essa medida desagradou imensamente os ruralistas que não queriam que essas medidas fossem tomadas, justamente para as terras serem aproveitadas para pecuária. 

Todavia, no ano de 1987, vários planos de ocupação são levados a cabo na Amazônia, financiada por instituições financeiras estrangeiras. 

Dessa maneira, Chico Mendes, vai até o Banco Interamericano de Desenvolvimento pedindo que não fornecessem empréstimos, pois essas medidas estavam prejudicando os indígenas, população da região da floresta e extrativista. 

Chico Mendes entrou para a história quando suas ideias transformaram-se em realidade com a criação de áreas específicas de preservação para extrativistas. 

Seus ideais acabaram reunidos no Instituto Chico Mendes, que capitaliza recursos visando a preservação da Floresta Amazônica e do povo que habita a região. 

Por fim, a casa em que ele residia acabou transformada em um museu que hoje em dia abriga a Casa Chico Mendes. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Chico Mendes?

Não deixe de ler também – Idade Média: Quem foram os cavaleiros medievais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.