Idade Média: Quem foram os cavaleiros medievais

Os cavaleiros medievais eram guerreiros que faziam parte da nobreza. Durante a Idade Média a guerra era iminente e os senhores feudais e reis utilizavam-se de cavaleiros para dar maior segurança ao feudo. 

Além disso, os cavaleiros medievais também ajudavam a conquistar novas terras e riquezas. Ademais, quanto mais cavaleiros no feudo, maior seria o seu poder militar. 

Vale destacar que eles participavam de torneios que serviam como espécie de entretenimento durante o feudalismo, assim como eles também participaram das Cruzadas em busca de retomar a “Terra Santa”.

Os cavaleiros medievais poderão aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso vale a pena ficar atento ao assunto, acompanhe o artigo e saiba mais.  

Formação dos cavaleiros medievais

Para tornar-se um cavaleiro era preciso fazer parte da nobreza, afinal os equipamentos como a espada, escudo, elmo, armadura e o cavalo tinham um alto custo. 

Os camponeses não tinham condições financeiras para se tornarem cavaleiros e nem tempo para o treinamento. 

Desde cedo a criança era destinada pelo pai a ser um cavaleiro e logo começava o treinamento para tal. 

A partir daí, passava a aprender a usar armas, técnicas de combate, assim como realizava um intenso preparo físico, além de aprender a montar o cavalo e desenvolver atitudes de um cavaleiro. 

Em síntese, os cavaleiros medievais deveriam apresentar valentia, fidelidade e lealdade. 

A saber, ao chegar à idade adulta o aprendiz tornava-se um cavaleiro por meio de uma cerimônia. O mesmo deveria passar a noite em uma igreja rezando e no dia seguinte realizar um juramento de lealdade ao seu suserano. 

Na maioria das vezes, os cavaleiros medievais ganhavam um terreno do feudo para construir sua habitação. 

Participação nos torneios e cruzadas

Os cavaleiros medievais participavam de torneios que contavam com lutas e disputas entre os cavaleiros de algumas regiões, tratava-se de uma das principais entretenimentos do feudalismo. 

Além dos torneios, os cavaleiros medievais também participaram das Cruzadas, conflitos que os cristãos buscaram retomar a Terra Santa “Jerusalém” dos muçulmanos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os cavaleiros medievais?

Não deixe de ler também – Descobrimento do Brasil: Tópicos importantes sobre o assunto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.