Entenda o que foi o Macarthismo 

O Macarthismo vem do termo norte-americano “McCarthyism” e trata-se de um dos períodos marcantes da história dos Estados Unidos. 

O período ficou marcado por uma enorme repressão e perseguição política, através da censura e difamação.  

Além disso, o Macarthismo utilizava-se de práticas de acusações de traição e corrupção sem provas, causando um gigantesco impacto negativo na vida dos acusados. 

O Macarthismo surge por meio do senador republicano Joseph McCarthy, criador de projetos de lei anticomunistas e orador com muita impetuosidade no Congresso americano. 

Em síntese, Joseph McCarthy faz parte do contexto da Guerra Fria (1945 – 1989), uma época tomada pela bipolarização política e ideológica e começou por conta do fim das relações de cooperação com a URSS, iniciadas durante o governo Roosvelt. 

Ademais, esses acontecimentos originam-se da política externa anti-soviética denominada Doutrina Truman, do presidente Henry Truman que corroborou para os conflitos da Guerra da Coreia (1950) e Guerra do Vietnã (1964). 

O Macarthismo poderá surgir em questões de vestibulares e do Enem, por isso vale a pena ficar por dentro desse assunto, acompanhe o artigo e entenda!

Características do Macarthismo

A principal característica do Macarthismo são acusações sem provas com mentiras relacionadas a espionagem e traições. 

Entretanto, qualquer atitude como participar de um protesto ou apoiar políticas do governo Roosevelt podia torna-se alvo de movimentos anticomunista.  

Desse modo, o indivíduo pode acabar sofrendo uma verdadeira perseguição política, munida de práticas pelo desrespeito aos direitos civis. 

Além disso, essa época ficou marcada pela influência midiática anticomunista, e por inquéritos criados por denunciadores pagos para delatar comunistas. 

Ademais, havia também a intimidação para obtenção de confissões e delações, contribuindo para construção de uma “lista negra”, que marcava o nome de perseguidos denominados como traidores. 

Dessa maneira, qualquer pessoa envolvida com movimentos sindicais ou que possuísse simpatia pelo comunismo, acabava incluído na lista e provavelmente não conseguiria emprego regular. 

Todavia, o fato mais chocante foi à clara parcialidade nas investigações, que acabam atingindo o próprio governo e o exército. Fato que chocou a opinião pública tornando-se predominante para o fim do macarthismo. 

Caça às Bruxas

O Macarthismo tornou-se uma verdadeira perseguição aos comunistas no território norte-americano, assim como a “caça às bruxas” movimento entre os séculos XV e XVIII. 

Essa comparação se dá pelo fato das delações de supostos comunistas, assim como aconteceu a delação de supostas bruxas. 

Ademais, o medo do comunismo e da espionagem soviética acabou levando milhares de americanos a serem acusados de comunistas ou simpatizantes nos anos 40 e 50. 

Vale ressaltar que os acusados faziam parte do serviço público, à indústria do espetáculo e cinematográfica, ou seja, atores, diretores, roteiristas, músicos, cientistas, educadores e sindicalistas. 

Por fim, pessoas famosas como Charlie Chaplin, Albert Einstein, J. Robert Oppenheimer e Edward U. Condon estava entre as pessoas que sofreram perseguição política através do Macarthismo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Macarthismo?

Não deixe de ler também – Cidades globais: Entenda como elas funcionam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.