É obrigatório ter chave PIX para fazer transação bancária?

Confira alguns detalhes deste meio de pagamento ágil

Em novembro, chegou para nós, brasileiros, uma nova forma de realizar e transferir pagamentos rápidos e gratuitos pelo Pix. Porém, uma dúvida surgiu: é obrigatório ter chave Pix para fazer essa transação? É sempre bom lembrar que, mesmo tendo o Pix, as outras formas de pagamento ainda existem. Essa é só mais uma opção, não obrigatória, de permitir que mais pessoas consigam movimentar seus bens.

Entenda mais sobre o que seria chave PIX

Chave Pix nada mais é do que um jeito mais fácil de encontrar sua conta. Você pode passar apenas a sua chave para quem for fazer um pagamento/transferência ao invés de passar seus dados completos. A chave Pix pode ser seu CPF, e-mail, número de celular, CNPJ (Pessoa Jurídica). Mas, você consegue gerar uma chave aleatória também.

Exemplo: se você optar por cadastrar seu número de telefone como chave Pix para sua conta em Banco X, basta passar seu número para receber um Pix nessa conta.

Quem for transferir dinheiro para sua conta, vai digitar seu número como chave, e seus dados aparecerão na confirmação. Após essa confirmação, a transferência cairá na conta na mesma hora.

Chave PIX é única?

Sim. Depois que você cadastrar sua chave Pix, ela encontra exatamente sua conta corrente que estará associada ao seu nome e CPF. Você consegue registrar um ou mais números de telefone como sua chave Pix. Tal como um ou mais e-mails, CPF e etc.

Para uma pessoa física, pode ter no máximo 5 chaves Pix por conta. Já a Pessoa Jurídica pode ter por conta até 20 chaves.

Por as chaves serem únicas, você não consegue cadastrar uma mesma chave em diferentes contas. Ou seja, caso você tenha colocado o seu CPF como chave Pix em sua conta no Banco X, na sua conta do banco Y você não vai poder cadastrar o seu CPF como chave.

É obrigatório cadastrar as chaves?

Chave Pix nada mais é do que um jeito mais fácil de encontrar sua conta
Essa chave nada mais é do que um jeito mais fácil de encontrar sua conta – Foto: Nubank

Não, não é obrigatório. Com os seus dados bancários também dá para fazer o Pix. Por exemplo, você consegue fazer um Pix do mesmo jeito que faz uma transferência, utilizando seu nome, CPF, agência, conta, etc. A chave é apenas uma facilidade nesse processo, para evitar que você precise de todos os dados bancários da outra pessoa.

Se eu não tiver PIX recebo PIX?

Sim. Caso ainda não tiver criado a sua chave, pode receber uma transferência pelo Pix. Você tem seu Pix funcionando automaticamente em sua conta. Bom, pelo menos isto é uma regra na maior parte dos bancos.

Quem for enviar o dinheiro pelo Pix coloca seus dados no app, ao invés de digitar sua chave. E você vai receber o pagamento em segundos.

Eu sou obrigado a ter PIX?

Conforme explicamos nos parágrafos acima, o Pix é só uma forma de transferência e pagamento, não uma obrigação. Mas é importante lembrar que ele tem muitas vantagens interessantes em relação aos famosos TED e DOC. Então, compensa em experimentá-lo. A cada dia que passa mais pessoas físicas e empresas estão aderindo à essa modalidade de transferência. Um dos grandes motivos é a velocidade na hora da transação. Portanto, não dá para ficar de fora, com ou sem chave Pix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.