Grande empresa se vê obrigada a fechar suas lojas e faz comunicado em meio a problema econômico

A Centauro é uma rede brasileira de artigos esportivos, sendo uma das principais nesse ramo na América Latina. A empresa foi fundada em 1981, com o intuito de democratizar o esporte e a moda casual no Brasil. No entanto, essa gigante teve que fechar algumas de suas lojas, devido a problemas financeiros. A empresa também fez um comunicado, alertando seus consumidores.

A Centauro possui lojas espalhadas em quase todos os shoppings do continente, no entanto, teve que fechar as portas de 10 lojas. Essa notícia vem em meio a uma desaceleração econômica que vem afetando o mundo todo.

De acordo com o blog “Bloomberg Línea”, a Centauro foi obrigada a fechar dez de suas lojas físicas para conseguir reduzir as despesas, e dessa forma, aumentar seus lucros. Isso porque a empresa está enfrentando uma baixa em seus rendimentos, somada a um aumento nos juros.

Declarações do grupo SBF

O Grupo SBF é o responsável pela distribuidora e varejista da marca Nike no Brasil, e também é proprietário da Centauro. Sendo assim, o grupo emitiu uma nota esclarecendo os motivos das decisões que foram tomadas pela loja.

“A Centauro confirma que fechou, em janeiro, as suas lojas no Bourbon Country e Bourbon Walling, em Porto Alegre, assim como outras oito lojas no Brasil no período”, afirmou na nota.

Em seguida, o Grupo SBF comentou sobre o motivo da decisão: “Essas lojas tinham um modelo antigo e apresentavam um desempenho pós-pandemia subótimo. Revisar a estratégia de posicionamento nas regiões onde está presente é um movimento natural na varejo”.

No entanto, devido às movimentações e o fechamento das lojas, as ações da Centauro na bolsa de valores caíram. Nesse sentido, apenas nos primeiros meses deste ano de 2023, as ações sofreram uma queda de 30%.

História da Centauro

A Centauro foi fundada em 1981, com a inauguração de uma loja em Belo Horizonte. O objetivo era atender uma demanda crescente do varejo esportivo na época. Sendo assim, no ano 2000 a empresa, em conjunto com o Shopping West Plaza, inaugurou sua primeira loja no formato Megastore.

O termo Megastore significa, em português, Mega Loja, e o conceito começou a ser expandido para diversos outros estados do Brasil. Além disso, após alguns anos a empresa implementou uma plataforma digital de vendas, conseguindo atender um número muito maior de consumidores.

Continuando, no ano de 2019 a Centauro realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), captando R$ 772 milhões. Esse dinheiro foi utilizado pela empresa para amortização de dívida, principalmente.

Além disso, a Centauro também realizou algumas parcerias estratégicas. Dentre elas, podem ser citadas a parceria com B2W Digital e com a Nike no Brasil. Desta maneira, a empresa melhorou a experiência de compra dos clientes.

Desta forma, ao longo dos anos, a Centauro conquistou o título de maior varejista da América Latina. Além disso, a empresa detém as marcas de artigos esportivos mais conhecidas pelos consumidores do ramo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.