Casa própria: como economizar cada centavo e alcançar a tão desejada independência residencial

Como ter dinheiro para se livrar do aluguel

Ter casa própria é um luxo, principalmente em tempos difíceis onde ouvimos a palavra “crise” em todo o lado. A casa própria é um bem que gera um compromisso de longo prazo e as hipotecas significam anos de trabalho para pagar a casa.

Você deve saber que existem várias formas de economizar para investir na casa própria. Assim, neste artigo te ajudaremos dando alguns truques para que você aprenda a economizar para adquirir um bem.

Como economizar para ter a casa própria

É preciso seguir alguns passos simples para a aquisição, que são:

Planeje suas despesas para cada necessidade

Para poupar para uma casa é importante que tenha um controlo exaustivo das despesas que faz diariamente. Você pode estimar um valor mensal para passeios em família e diversão em casa, bem como para compras extras, tentando nunca sair do orçamento que você definiu.

Compare preços

Você pode começar escolhendo o tipo de casa que deseja (e pode pagar) e o local onde ela está localizada. Este último ponto é muito importante, principalmente se você deseja ter um apartamento novinho com preços mais acessíveis. As áreas centrais têm casas mais caras.

Comprar apartamentos para restaurar

Essa é uma opção que muitos adotam hoje por serem mais baratos. Ter um apartamento reformado eleva o preço da casa acima do que custou a reforma. Vá em frente e escolha um apartamento para reformar e faça as contas antes, peça estimativas de quanto custa reformar do jeito que você quer. As empresas reformadoras estão sempre lutando para dar um orçamento melhor para seus clientes em potencial.

Lembre-se de que, além de poupar para a compra da moradia, você também deve reservar uma parte do dinheiro para as outras despesas. Por exemplo: seguro, financiamento, documentação, etc. Nesse sentido, é recomendável que você tenha um orçamento estimado de 20% acima do valor do imóvel.

Lembre-se que há uma série de despesas relacionadas à compra de uma casa que você deve fazer. As chamadas despesas de compras e impostos que incluem procedimentos, profissionais e documentos.

Casa própria: como economizar cada centavo e alcançar a tão desejada independência residencial
Como ter dinheiro para se livrar do aluguel – Imagem: Canva

Faça uma contraproposta se for um apartamento já habitado

Vá em frente e faça uma proposta mais baixa que esteja dentro dos parâmetros do valor do imóvel. É importante comparar imóveis com as mesmas características para fazer a sua proposta ao proprietário. Você pode economizar uma quantia significativa de milhares de reais.

Compare financiamentos

Seu banco habitual pode não ter a melhor opção para o seu financiamento. Fazer uma comparação de financiamentos por banco lhe dará opções mais confortáveis, ainda mais facilidades dependendo do seu tipo de contrato de trabalho, salário e capital inicial. É verdade que também pode negociar o preço do crédito à habitação com o seu banco.

O melhor conselho

Dar um passo tão grande quanto entrar em um financiamento pode ser o evento mais importante da sua vida. Se você sente que pode lidar com isso com facilidade, então faça! O melhor será não se sentir reprimido todos os meses por não conseguir pagar a crédito, ou deixar de pagar outras despesas que são necessárias para você. Invista com consciência para que você consiga atingir seus objetivos.

Como negociar o preço de um imóvel

É melhor ter contato direto com o vendedor, não com uma imobiliária. Isso porque o dono tem pressa para vender, enquanto a imobiliária com certeza terá mais ofertas, encontrando mais compradores.

O preço de um imóvel é definido com base no seu valor e na urgência do proprietário em vendê-la. A primeira opção é determinada com base no que você pagou pelo imóvel. Se o proprietário estiver com muita necessidade, pode definir as condições de compra.

Depois de conseguir um acordo direto com o proprietário, você deve pedir o desconto que deseja. Ademais, pode combinar de pagar os impostos e outros débitos, abatendo no valor.

A base de uma boa negociação é saber em que tipo de mercado você está e como as casas ao seu redor estão sendo vendidas. É difícil para o proprietário baixar excessivamente os preços se souber que pode obter muito mais pelo imóvel.

Uma das coisas mais eficazes para obter um bom preço é destacar os defeitos do imóvel. Um bom negociador vasculha todos os cantos da casa para procurar danos, por menores que sejam, e assim faz uma compra mais barata.

Claro, acima de tudo, não saia de casa sem fazer perguntas-chave como: você recebeu outras ofertas? Você acha que a casa vai valer mais no ano que vem? Vamos ver se o vendedor diminui o valor e você consegue adquirir a tão sonhada casa própria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.