Cartão PicPay com aproximação: como ATIVAR a função?

Veja como usar a ferramenta nas maquininhas de cartão

Como ativar a aproximação do cartão PicPay, seja de débito e crédito? Esse tema ainda deixa usuários da conta digital com dúvidas. PicPay é uma conta digital popular em todo o país, e um dos seus principais produtos é justamente a opção de cartão de débito e crédito sem anuidade.

Para ter o cartão PicPay, é necessário apenas ser um cliente da fintech, com uma conta ativa, e pedir a emissão do seu cartão. Entretanto, a liberação da função de crédito dependerá da avaliação que for feita pelo Banco Original. Caso não for aprovado, receberá um cartão que funciona apenas como débito.

Leia mais: Saiba como fazer um Pix para o PicPay com saldo de outros bancos através do Open Finance

Como ativar a aproximação do cartão PicPay?

De toda forma, a aproximação – função chamada de contactless – funciona em qualquer cartão emitido pela instituição financeira. Aliás, esse é um atrativo para quem deseja realizar pagamentos de forma cômoda, ágil e com segurança. Por padrão, a função de pagamento por aproximação já costuma estar ativada no momento em que o cliente desbloqueia o seu cartão no aplicativo do PicPay.

Caso ainda não esteja ativada, o processo é o seguinte:

  • Abra a sua conta do PicPay e vá até o menu “carteira”. Nele, você verá os seus cartões cadastrados no aplicativo;
  • Escolha o “PicPay Card” e toque em “Configurar cartão”;
  • A partir daí, basta tocar em ativar “compras por aproximação” e já poderá pagar qualquer compra por meio dessa funcionalidade.

Para desativar, basta retornar nessa mesma página a qualquer momento e tocar em desativar a mesma opção.

Como funciona o pagamento por aproximação?

A tecnologia contactless dispensa a necessidade de inserir o cartão na máquina de cartão. Basta aproximar na tela da maquininha do vendedor e aguardar o bipe de confirmação.

Vale destacar que se o valor for abaixo de R$ 200,00, não é necessário colocar senha. Mas se o valor da compra for a partir de R$ 200,00, será necessário também inserir a sua senha, como forma de segurança adicional.

Uso dos cartões do Itaú podem ser negados

O banco Itaú está se cercando de proteção contra os apps que permitem pagamento de PIX ou boleto através de cartão de crédito. A instituição informou que as transações de risco maior, inclusive a transferência dos recursos usando o limite do crédito, passarão por análise e negativa, dependendo do cliente.

Parece que diversos clientes já tiveram as transações negadas nos apps de pagamento. As empresas como Mercado Pago, Ame, PicPay, etc., permitem a utilização do cartão para pagamento de boletos, bem como a transferência pelo PIX, contando com cobrança de taxas para aqueles que optarem pelo pagamento no prazo.

É importante ressaltar que o Itaú diz que “poderá” negar tais transações. Isso quer dizer que não são todos que ficarão impedidos de usar a carteira digital com cartão de crédito, uma vez que a negação ocorrerá dependendo do perfil que o cliente tem de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.