A presença da Inquisição no Brasil: resumo de história

Tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto

Inquisição no Brasil: aquilo que você precisa saber sobre esse assunto

O termo “inquisição” é usado para denominar uma organização da Igreja Católica que foi criada durante a Idade Média. Contudo, o órgão não esteve somente restrito ao continente europeu, mas também esteve presente no Brasil.

Esse tema pode ser abordado por questões de história do Brasil dentro de algumas das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos da matéria de história, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a Inquisição no Brasil. Vamos conferir!

O que foi a Inquisição no Brasil?

A Inquisição foi uma organização criada pela igreja medieval para combater as “heresias”, ou seja, as correntes de pensamento que contrariavam os dogmas católicos. .

A Inquisição seria expandida e aprimorada depois do Concílio de Trento, em 1545, para ser usada como ferramenta da Contrarreforma. Devido a isso, ela também seria usada em outras partes do mundo e não somente no continente europeu, alcançando o Brasil.

Contexto da época

A organização, ativa na Europa desde a Idade Média, seria expandida para as colônias europeias nas Américas entre os séculos XVI e XVII.

No Brasil, a Inquisição foi ativada no século XVI, período em que o país era uma colônia de Portugal.

Principais aspectos

A inquisição estava presente de diversas formas no Brasil. A principal, porém, era na forma de visitas realizadas por inquisidores para investigar comportamentos que não seguissem os dogmas.

A presença na Inquisição no Brasil aconteceu em quatro momentos distintos. São eles:

  • Entre 1591 e 1595
  • Entre 1618 e 1621
  • Entre 1627 e 1628
  • Entre 1763 e 1769

Os inquisidores europeus nomearam membros do clero que residia no Brasil para exercer a mesma função. O primeiro inquisidor do Brasil foi Heitor Furtado de Mendonça, padre português que atuava sob as diretrizes da Inquisição europeia para reprimir possíveis ações contrárias ao catolicismo nas colônias.

A Igreja definiu uma lista de atos considerados heresias. No Brasil, os principais alvos eram os chamados novos cristãos, os curandeiros e os judeus convertidos.

Quando os inquisidores suspeitavam de alguém, um processo era aberto. Se considerada culpado, o indivíduo seria levado para Portugal, lugar em que sofreria penas severas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.