Recentemente, o Governo Federal anunciou o lançamento e a distribuição do novo cartão do Auxílio Brasil. Através da ferramenta, os beneficiários do programa social podem fazer compras no débito e sacar os valores em caixas eletrônicos e agências da Caixa Econômica Federal, além das unidades lotéricas.
Embora o anuncio já tenha sido realizado, muitas pessoas estão com dúvidas sobre como fazer o cartão do Auxílio Brasil e como ele pode ser útil no dia a dia dos cidadãos que recebem o benefício do projeto.
Como fazer o cartão do Auxílio Brasil?
Indo direto ao ponto, não é necessário solicitar o novo cartão. Sendo assim, fique atento aos sites fraudulentos que pedem dados pessoais e documentos se passando pelo Governo Federal e prometendo o envio da ferramenta.
Em síntese, o Ministério da Cidadania está enviando o cartão de forma automática aos beneficiários que já recebem os valores mensais do programa social com base nos dados que já foram informados no Cadastro Único (CadÚnico).
Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?
A distribuição do novo cartão do benefício está ocorrendo de maneira gradual. Desta forma, as primeiras remessas estão sendo destinadas as famílias que foram incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
Dentro desse grupo, estão sendo contemplados de forma prioritária os beneficiários que moram em locais com poucas agências da Caixa e lotéricas.
Em contrapartida, aqueles que já recebiam os valores do Bolsa Família podem continuar usando o cartão do antigo programa até que chegue a hora da substituição pelo novo.
Como desbloquear o cartão?
Ao receber o cartão do Auxílio Brasil em seu endereço, basta recorrer a instituição financeira responsável (Caixa) para solicitar o desbloqueio da ferramenta.
Na ocasião, será necessário acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir com o pedido. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Por fim, é importante frisar que o cartão do Auxílio Brasil é aceito em milhares de lojas e comércios espalhados pelo país. Assim, além do saque benefício, pode se utilizar o cartão para compras em mercados, farmácias, lojas de conveniências e postos de combustíveis que aceitar o pagamento no débito.