Cartão de crédito BLOQUEADO pelo Serasa: isso existe?

Dentre os principais efeitos da negativação, está o bloqueio do cartão de crédito, uma das formas mais utilizadas para pagamentos em nosso país.

Estar com o nome negativado é, sem dúvidas, um fator limitador para todo e qualquer consumidor. Além disso, pode gerar constrangimento em virtude da má-reputação que isso acarreta. Sem contar que ainda tem a questão do cartão de crédito bloqueado. Mas, o Serasa pode fazer isso?

As instituições financeiras podem consultar o Serasa antes de conceder crédito aos consumidores, incluindo a análise de pedidos de cartões de crédito. Se o consumidor tiver alguma pendência financeira registrada no Serasa, uma instituição pode optar pelo cartão de crédito bloqueado ou mesmo negar a concessão.

Leia mais: Saiba AGORA se as empresas PODEM consultar SPC/Serasa para contratar

CPF negativado e os credores

Muito se fala em “CPF negativado”, ou do tradicional “nome sujo”, mas o que significa isso? Quando um consumidor contrai uma dívida, seja por uma compra ou empréstimo, ele possui a responsabilidade de quitá-la.

Caso o consumidor descumpra essa obrigação, pelo motivo que for, o credor então aciona os órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa. Assim, o nome do devedor será alocado na lista de restrições.

Dessa forma, quando o consumidor tentar realizar outras transações, os credores tomarão ciência de que o seu CPF se encontra com uma dívida em aberto. Ademais, pode ser também que não houve tentativa por parte deste em quitá-la, gerando assim o chamado “nome sujo”.

Em outras palavras, a negativação passa a ideia para os credores de que o consumidor não é um bom pagador. Isso torna uma possível transação futura mais arriscada em virtude das chances de inadimplemento.

Um cartão de crédito bloqueado pode acontecer por causa do Serasa?

Indo direto ao ponto: não! A negativação no seu CPF não bloqueia automaticamente seus cartões de crédito. Se você segue pagando em dia suas faturas e demais taxas cobradas pelo seu banco, poderá seguir usando seu cartão de crédito normalmente. Todavia, algumas informações precisam ser explanadas.

Como sabemos, a abertura de uma conta no banco ou a solicitação de um cartão de crédito envolve um contrato firmado entre as partes. Logo, é muito importante ter ciência das cláusulas presentes, pois elas podem conter restrições em casos de inadimplemento. Isso inclui o tão temido bloqueio dos cartões de crédito.

Além do mais, uma negativação no Serasa pode impedir:

  • Aquisição de outros cartões;
  • Concessões de empréstimo;
  • Possibilidades de parcelamento de dívidas e demais acordos e benefícios.

Meu nome está negativado, e agora?

Felizmente, tirar seu CPF da negativação não só é perfeitamente possível, mas o próprio site do Serasa oferece diversas opções de negociação das suas dívidas. Iniciativas como o “Feirão Limpa Nome Serasa” oferecem opções de acordo que cabem no seu bolso, além de outras instituições bancárias que também prestam esse tipo de serviço.

Portanto, se está com o nome sujo e não quer perder seus benefícios como consumidor, se planeje financeiramente. Dessa forma, busque por formas de renegociação de dívidas que caibam no seu bolso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.