Cartão Bolsa Família: Como solicitar a segunda via? Confira todos os detalhes

Veja o que fazer em caso de perda ou roubo do cartão Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal que tem como objetivo ajudar as famílias brasileiras mais necessitadas. Ao ter o benefício aprovado, os inscritos recebem um cartão, por meio do qual é possível realizar os saques mensais.

Mas o que acontece se o beneficiário perder o cartão do Bolsa Família ou ser roubado? Como emitir a segunda via? E como fazer o saque do benefício sem o cartão?

A seguir, entenda todos os detalhes sobre essa situação e veja como agir nesses casos.

Emissão da segunda via do cartão Bolsa Família

O cartão Bolsa Família é emitido por meio da Caixa Econômica Federal, banco que faz a intermediação dos pagamentos do programa. Por isso, muitos beneficiários se perguntam como é possível emitir a segunda via.

No entanto, a Caixa deixa claro que não faz a emissão da segunda via do cartão Bolsa Família. Isso significa que, caso o beneficiário perca ou seja roubado, ele ficará permanentemente sem cartão.

Porém, ainda assim é possível continuar recebendo os pagamentos do Bolsa Família pelos canais alternativos do banco.

Passos a seguir em caso de perda ou roubo

Em caso de perda ou roubo do cartão Bolsa Família, os beneficiários precisam estar atentos aos passos importantes que devem seguir. Isso porque o cartão é um documento pessoal e intransferível. Assim, apenas o titular deve ter acesso a ele.

Sendo assim, para evitar que outra pessoa mal intencionada utilize o cartão, siga os seguintes passos:

  1. Comunique o ocorrido: o primeiro passo é informar a perda ou roubo às autoridades competentes. É possível fazer a comunicação através da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 0207, ou diretamente em uma agência da Caixa;
  2. Bloqueio do cartão: após comunicar o ocorrido, solicite o bloqueio do seu cartão pelo mesmo canal de atendimento, a fim de evitar que outra pessoa possa utilizá-lo indevidamente;
  3. Retirada do benefício sem o cartão: como não existe a possibilidade da emissão da segunda via do cartão, o beneficiário pode sacar o benefício pelos canais alternativos da Caixa Econômica Federal.

Canais alternativos para saque sem o cartão do Bolsa Família

Canais alternativos para saque sem o cartão do Bolsa Família
Canais alternativos para saque sem o cartão do Bolsa Família. Imagem: Jefferson Rudy / Agência Senado

Pensando em situações como esta, a Caixa disponibiliza para os seus clientes outras alternativas para garantir o recebimento do Bolsa Família, mesmo sem o cartão. Conheça:

  • Usando um documento de identificação com foto, os beneficiários podem fazer o saque do benefício diretamente nas agências da Caixa, de forma presencial;
  • Com o código gerado no aplicativo Caixa Tem é possível fazer o saque sem cartão nos caixas eletrônicos da Caixa e nas lotéricas;
  • No aplicativo Caixa Tem os beneficiários podem fazer movimentações financeiras sem precisar de cartão. Entre os serviços disponíveis estão transferências, PIX, pagamento de boletos, entre vários outros.

Prevenção e cuidados

Para evitar transtornos futuros, é essencial tomar alguns cuidados básicos com o cartão Bolsa Família. Isso porque ele é fundamental para o acesso ao benefício de forma fácil, além de ser um documento pessoal e intransferível. Confira os cuidados necessários:

  • Mantenha o cartão em local seguro;
  • Não anote a senha junto ao cartão;
  • Não compartilhe a senha;
  • Memorize a senha para evitar o acesso de outras pessoas;
  • Fique atento ao calendário de pagamentos para se planejar e sacar o benefício em dias com menos movimento.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família Abril de 2024

Os pagamentos do Bolsa Família já começam na próxima semana. Os depósitos têm previsão para começarem no dia 17 de abril. Assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

A seguir, confira o calendário oficial com todas as datas:

  • NIS final 1: 17 de abril;
  • NIS final 2: 18 de abril;
  • NIS final 3: 19 de abril;
  • NIS final 4: 22 de abril (ANTECIPADO PARA O DIA 20/04);
  • NIS final 5: 23 de abril;
  • NIS final 6: 24 de abril;
  • NIS final 7: 25 de abril;
  • NIS final 8: 26 de abril;
  • NIS final 9: 29 de abril (ANTECIPADO PARA O DIA 27/04);
  • NIS final 0: 30 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.