Cartão BNDES MEI: conheça mais a respeito e como solicitar

Quem está iniciando um negócio próprio ou pretende ser um microempreendedor individual, talvez precise recorrer a algumas linhas de crédito. Para esse público em específico, o cartão BNDES MEI se mostra como uma alternativa muito útil na condução dos negócios. Na matéria adiante, você poderá conhecer um pouco mais desse produto e quais são suas características principais, além de como fazer a solicitação.

Cartão BNDES MEI : o que é?

Cartão BNDES MEI é um cartão de crédito emitido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltado para pessoas físicas. Com ele é possível financiar investimentos de organizações de todas as categorias com sede no Brasil, respeitando o limite do faturamento anual.

Então, em parceria, instituições financeiras que são credenciadas emitem o cartão. Dessa forma, esses bancos parceiros fazem as análises das solicitações, aprovando ou não os pedidos, segundo seus critérios individuais.

Pois, veja agora alguns dos principais bancos que estão credenciados para a emissão do cartão BNDES MEI:

  • BB (Banco do Brasil);
  • Banco do Nordeste;
  • Banrisul;
  • Banco Itaú;
  • Banco Santander;
  • Bradesco;
  • CEF (Caixa Econômica Federal).

É o cliente quem escolhe qual será a instituição financeira emissora do cartão. Mas, pode continuar mantendo a relação com o banco onde é cliente regular, e com o qual realiza suas transações frequentes.

Em parceria, instituições financeiras que são credenciadas emitem o cartão
Pois, em parceria, instituições financeiras que são credenciadas emitem o cartão – Foto: BNDES

Dessa forma, caso o pedido seja negado, o cliente tem condições de recorrer a um outro banco para formalizar nova solicitação. O limite do crédito pode chegar a R$ 2 milhões, com o parcelamento máximo em 48 meses, com as taxas dos juros pré-fixadas.

Para quem é microempreendedor individual, o cartão BNDES MEI pode auxiliar bastante o caixa, facilitando a movimentação financeira. Com ele será possível ter capital de giro e meios de investimento no negócio, portanto, não precisa usar outros recursos, direcionando-os em caso de situações emergenciais.

Com o cartão, existe a facilidade de financiamento de veículos, equipamentos, bem como maquinário e uma série de insumos necessários para o empreendimento. Quem deseja adquirir materiais para revenda tem a solução nesse produto BNDES.

Como solicitar o cartão?

Para fazer a solicitação deste cartão, primeiramente a empresa já deve estar aberta, ou seja, já ter um CNPJ MEI ativo. Então, além do mais, o micro empreendimento precisa ter as seguintes documentações em dia:

  • Certidão Negativa de débito relacionado a créditos;
  • Comprovação da Regularidade da Entrega de RAIS (mesmo sendo MEI, ter ao menos um funcionário que possua registro na CTPS);
  • Certificado da Regularidade quanto ao FGTS;
  • Entre outros documentos comprobatórios.

Ter conta ativa no banco que for emitir o cartão é um requisito, uma vez que a cobrança da fatura é no débito automático.

Ademais, a solicitação do cartão BNDES MEI é feita através do site oficial do cartão BNDES. Acessando o endereço eletrônico, basta clicar no ícone “Solicite seu Cartão BNDES”. Em seguida, deve-se informar o número do CNPJ, bem como selecionar qual banco será emissor.

Com o pedido encaminhado, basta aguardar o retorno da análise. Assim, se aprovado, o banco envia o cartão BNDES MEI por intermédio dos Correios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.