Gênero Textual: Notícia

A notícia é um gênero textual jornalístico que tem como objetivo relatar um fato de grande relevância social ou de amplo interesse público. Além disso, a notícia visa dar acesso a um conjunto de dados e informações. A notícia pode abranger áreas de importância social como política, cultura, economia, segurança, educação, saúde, meio ambiente etc.

Estrutura da notícia e outros aspectos

A notícia é constituída de título, lide, informações secundárias e detalhes específicos. O gênero notícias pertence ao grupo de textos narrativos. Por isso, conta com elementos como tempo, espaço, fatos e personagens. Além disso, a linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, ou seja, isenta de juízo de valor.

O título é a chamada para a notícia e apresenta o enfoque que será trabalhado no texto. O subtítulo traz informações que são complementares aos títulos. Já o lide (do inglês lead; em latim incipit) se refere aos parágrafos iniciais que apresentam as informações do texto. Em seguida, aparecem as informações secundárias e, por fim, os detalhes adicionais do texto.

Há outros aspectos cruciais como o referencial na realidade, o conteúdo sintético, a precisão vocabular, acessibilidade e o uso da 3ª pessoa. No que diz respeito ao referencial, a notícia deve apresentar fatos verídicos e concretos, priorizando a representação do real, do fato. Além disso, uma notícia deve evitar informações que não sejam relevantes ao fato. Um texto muito longo pode afastar o leitor, portanto a notícia deve ser objetiva e concisa.

É preciso ainda se lembrar de que a notícia é um texto técnico. Por isso, é preciso ter atenção na escolha das palavras e expressões. Nesse sentido, o emprego variedade padrão é indispensável. Isso ajuda a evitar problemas de compreensão ou interpretações múltiplas.

Todavia, as notícias são textos de vasto alcance, e que possuem um público-alvo amplo e diverso. Portanto, o conteúdo deve ser acessível. O ideal é evitar o uso de termos desconhecidos ou aprofundar a explicação de conceitos técnicos. O foco é informar por meio de um texto mais simples, direto, e com narração em 3ª pessoa.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.