Como os golpistas usam o cartão de crédito roubado: entenda como fazem e se proteja

Não caia mais nesse tipo de golpe

Com certeza será chocante quando você ficar online ou receber uma mensagem e descobrir um cartão de crédito roubado seu. Na matéria deste domingo (12) do Notícias Concursos, você verá que os golpistas conseguem fraudar seus dados e clonar seu cartão para fazer compras inadequadas. Mas, o que fazer?

Como os golpistas usam cartão de crédito roubado?

Imagine acordar um dia e descobrir que uma compra foi feita em seu nome sem o seu consentimento? Isso acontece quando os golpistas pegam cartão de crédito roubado e realizam uma série de transações financeiras onerosas que os proprietários dos dados não conhecem. Assim, milhares de reais desapareceram em um piscar de olhos.

Felizmente, os cartões de crédito de hoje têm recursos de proteção contra fraudes que os cartões de débito não têm. Contanto que você relate o problema completamente, estará coberto por essas cobranças fraudulentas.

Assim, leia mais: Vai fazer uma compra PJ? Aprenda como solicitar cartão de crédito do Banco Inter para empresa

Mas, isso faz você se perguntar: como o ladrão conseguiu cometer o crime e como eles poderiam usar um cartão de crédito roubado? Bem, confie: esses golpes são comuns e acontecem com mais frequência do que você imagina.

Abaixo, listamos as maneiras mais comuns pelas quais os golpistas realizam essas transações. Cuidado para não cair em golpes também.

Compras frenéticas

Os ladrões podem clonar informações de cartão de crédito de várias maneiras: vírus em sites, dados de compras anteriores, etc. Assim, eles têm uma cópia dos detalhes de que precisam e fazem uma espécie de “fraude”.

No entanto, o tempo é essencial para esses tipos de golpistas, porque eles sabem que, assim que você perceber o que está acontecendo, ligará para a operadora e cancelará o cartão.

Portanto, veja: Pix em processamento Caixa: veja como proceder caso apareça essa mensagem

Como os golpistas usam o cartão de crédito roubado: entenda como fazem e se proteja
Como os golpistas usam o cartão de crédito roubado: entenda como fazem e se proteja – Canva Pro

Retirar dinheiro do caixa eletrônico

A maioria das pessoas assume que um cartão de crédito roubado não será usado para saques em caixas eletrônicos porque é necessário um PIN. No entanto, dependendo de como o ladrão conseguiu seu cartão, ele poderia facilmente retirar valores.

Cartão de crédito roubado como parte da venda de informações em massa

Quando os detalhes do seu cartão são comprometidos, os golpistas nem sempre pretendem usar as informações para saques de mercadorias ou dinheiro. Ladrões mais sofisticados coletam um grande número de cartões e vendem esses detalhes para cibercriminosos como parte de um “lote de trabalhos”.

Compras on-line

Os ladrões têm muitas opções quando se trata de comprar itens online com cartões roubados. Apenas os bandidos mais burros usariam um cartão roubado para entregar uma TV de tela grande em sua casa.

Em vez disso, o criminoso pode providenciar que a remessa seja entregue em um endereço que ele sabe que está vago. Os golpistas costumam usar esquemas postais, que são basicamente um serviço de encaminhamento sem nenhuma maneira de rastrear o destino final do produto.

Em suma, engana-se quem pensa que cartão de crédito roubado não acontecerá consigo. Golpistas não perdoam ninguém, qualquer um de nós pode ser vítima de uma gangue dessas.

Portanto, leia: Central Nubank: veja como entrar em contato com os operadores do roxinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.