Carta argumentativa: definição, estrutura e como escrever

Durante a trajetória escolar um dos gêneros textuais mais explorados é a dissertação. Contudo, para se sair bem nos exames e vestibulares é necessário dominar outros gêneros que fogem um pouco do tradicional. Isso vai te ajudar a se sentir mais confiante e preparado na hora da prova.

Além do texto dissertativo, um dos gêneros mais abordados é a carta argumentativa, um tipo de produção textual que tem como objetivo persuadir o leitor.

Na carta argumentativa, o emissor tenta, por meio de seu ponto de vista, convencer o receptor. Esse gênero requer uma estrutura textual argumentativa que leve em conta o processo de interlocução. Ou seja, caso a proposta de redação estabeleça um destinatário, a interlocução deve estar presente em todo corpo textual.

Outra dica importante é atentar para a coerência comunicativa durante a argumentação para que seu ponto de vista fique claro para o leitor. Os argumentos devem ser bem escolhidos pois é isso que garante o convencimento do interlocutor acerca do que está sendo defendido. Nesse sentido, é fundamental ter um repertório amplo que abarque diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

A estrutura principal de uma carta argumentativa possui cabeçalho com local e data definidos, vocativo, desenvolvimento dos argumentos, conclusão, saudação de despedida e por fim, a assinatura do autor.

O texto deve ser escrito em 1ª pessoa e deve apresentar pronomes de tratamento adequados à posição do interlocutor. Além disso, é importante evitar clichês e vícios de linguagem que tornam o texto engessado e destoam da situação comunicativa apresentada.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.