Redação: dicas de como fazer uma dissertação

Para produzir qualquer tipo de texto é preciso respeitar as características de cada um.  No entanto, há diferentes gêneros textuais e cada um possui uma estrutura. Por sua vez, a redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Independente de ser uma resenha, resumo ou dissertação a estrutura de cada um deve ser aplicada. O risco de não seguir a estrutura correta de uma redação é grande. E se não tomar cuidado, pode ter a redação anulada.

Quando é solicitada uma redação dissertativa argumentativa é necessário aplicar as características de escrever em 3ª pessoa, respeitando a formalidade e a norma culta. Do contrário, ao usar uma linguagem diferente, no exemplo de 1ª pessoa, a dissertação estará errada.

Lembre! Na dissertação argumentativa o raciocínio do texto precisa ser racional a fim de que se possa convencer o leitor.

Comece a escrever a introdução…

Um dos grandes problemas entre os estudantes está na distribuição correta dos argumentos no decorrer do texto. Muitas pessoas relatam que têm dificuldades na hora de começar a introdução. Porém, entenda que não existe uma palavra padrão para iniciar um texto.

Ao começar a escrever, apenas procure colocar as palavras no papel, cuidando para que seu texto não fique com aspecto cansativo.

O que colocar no desenvolvimento?

O meio da redação é chamado de desenvolvimento, neste instante deve-se argumentar a ideia central através do seu pensamento.

  • Explane aquilo que você sabe com segurança, relatando prós e contras do tema.
  • Evite repetir aquilo que já foi escrito na introdução e, também, evite repetições de ideias dentro do próprio desenvolvimento.
  • Tome cuidado para interligar o desenvolvimento com a introdução, sem se perder.

Esta parte da dissertação é o momento de se preparar para induzir sua conclusão. Por fim, quando o tema fala sobre os problemas da água, por exemplo, é importante que se traga soluções, mostrando uma forma em que seja possível resolver. Portanto, o desenvolvimento é parte onde você argumenta.

Prepare-se para concluir!

Ao encontrar o final do desenvolvimento se deve argumentar, conduzindo sua escrita para uma ideia conclusiva. Porém, assim como na introdução, na conclusão o estudante também tem dúvidas.

É recomendável que, ainda no rascunho, seja escrito um resumo de ideias finais para utilizá-las assim que o desenvolvimento estiver pronto. A dica é afunilar as ideias até que chegue a um ponto único. Dessa forma se constrói a conclusão.

Algumas pessoas tendem a exemplificar demais também na conclusão, é um erro. Excessos de exemplos nesta parte já não cabem mais. Uma vez que todo assunto se discute no desenvolvimento, a conclusão serve apenas para fechar a ideia de uma maneira original.

O que não fazer na dissertação?

Como já dito, não existe um padrão de começar uma redação, porém quando chegar ao desenvolvimento pode aparecer uma ideia que se conecte com aquilo que está na introdução. No entanto, a melhor maneira de mandar bem na redação é evitando erros.

  • Não fuja do tema! Fale exatamente sobre o que se pede na proposta do tema. Exemplos fora de contexto não faz sentido.
  • Evite usar chavões! O uso de palavras corriqueiras como “naquele tempo” ou “hoje em dia” deixa o texto com aparência de alguém que ainda está no Ensino Fundamental. Portanto, amplie seu vocabulário com o hábito da leitura para que se consiga uma redação mais elaborada.
  • Não comece com o título da proposta, isso tende a deixar o texto com aspecto de 5º ano.
  • Não use períodos longos, principalmente na introdução. Geralmente a folha de redação dispõe um espaço de 30 linhas e se espera que no máximo em cinco linhas aborde a introdução. Ao escrever períodos longos na introdução, poderá faltar espaço para redigir desenvolvimento e conclusão.
  • Nunca escreva em 1ª pessoa, apenas em 3ª pessoa. Isso permite que se consiga manter a concordância do texto.
  • Evite excessos! Usar detalhes em excesso faz com que a qualidade daquilo que está sendo dito se perca.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.