O programa de barateamento do carro popular do Governo Federal pode estar próximo do fim. Mesmo depois de o poder executivo anunciar a liberação de mais R$ 300 milhões para prorrogação do projeto, o fato é que as montadoras já pegaram mais dinheiro, e o montante que foi liberado já está próximo de chegar ao fim.
De acordo com informações de um painel do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), cerca de R$ 560 milhões dos recursos para o financiamento já foram completamente consumidos. Este patamar representa pouco mais de 86% de todo o montante que foi oficialmente liberado pelo Governo Federal.
Inicialmente, o plano do poder executivo era liberar apenas R$ 500 milhões para que as montadoras aplicassem os descontos nos carros em questão. Contudo, o fato é que todo este dinheiro já foi utilizado pelas empresas. Diante dos pedidos, mais R$ 300 milhões foram alocados, mas este montante também já está sendo usado, e também já está próximo do fim.
A distribuição do dinheiro
Vale lembrar que existe uma regra na Medida Provisória (MP) aplicada que aponta que é preciso criar uma dedução das perdas de arrecadação com o Pis/Confins e com o IPI. Na prática, esta regra aponta que os R$ 300 milhões liberados de forma residual, só representam R$ 150 milhões na prática. Veja como ficou a distribuição do dinheiro de fato.
- R$ 500 milhões + R$ 150 milhões (estimados) para automóveis;
- R$ 700 milhões para caminhões;
- R$ 300 milhões para vans e ônibus;
- R$ 150 milhões (estimados) para dedução de perdas de arrecadação;
- Total: R$ 1,8 bilhão.
Agora, você pode conferir como está a distribuição do dinheiro por montadoras.
- FCA Fiat Chrysler: R$ 230 milhões;
- Volkswagen: R$ 100 milhões
- Hyundai: R$ 60 milhões;
- Renault: R$ 60 milhões;
- Peugeot Citroën: R$ 40 milhões;
- General Motors: R$ 30 milhões;
- Nissan: R$ 20 milhões;
- Honda: R$ 10 milhões;
- Toyota: R$ 10 milhões.
Os carros mais vendidos
Em nova atualização publicada nesta terça-feira (4), a Jato Brasil, empresa especializada no setor automotivo, apresentou a lista de veículos mais vendidos pelas montadoras no decorrer do mês de junho. Veja a lista completa abaixo:
- Volkswagen Polo – 9.746;
- Chevrolet Onix – 8.258;
- Fiat Strada – 7.519;
- Fiat Mobi – 6.894;
- Fiat Argo – 6.747;
- Chevrolex Onix SD – 6.419;
- Hyundai HB20 – 6.173;
- Renault Kwid – 5.927;
- Fiat Cronos – 4.968;
- Volkswagen Savero – 4.427;
- Citroën C3 – 2.930;
- Peugeot 208 – 2.718;
- Fiat Pulse – 2.507;
- Fiat Fiorino – 2.242;
- Volkswagen Virtus – 2.186;
- Jeep Renegade – 2.006;
- Volkswagen T-Cross – 2.004;
- Toyota Yaris HB – 1.660;
- Hyundai HB20S – 1.198;
- Nissan Kicks – 1.162;
- Toyota Yaris SD – 1.068;
- Renault Sandero – 1.004;
- Renault Duster – 936;
- Honda City – 669;
- Chevrolet Montana – 632;
- Renault Logan – 473;
- Chevrolet Spin – 402;
- Renault Oroch – 158;
- Peugeot Partner Rapid – 153;
- Chevrolet Tracker – 120;
- Peugeot 2008 – 111;
- Volkswagen Gol – 89;
- Fiat Fastback – 10;
- Citroën C4 Cactus – 3.
Os descontos do carro popular
Independente da alocação dos R$ 300 milhões para o projeto de barateamento do carro popular, a ideia do Governo Federal é manter as mesmas regras que estavam sendo praticadas anteriormente. Assim, o projeto seguirá aplicando reduções apenas para os veículos que custam originalmente menos do que R$ 120 mil.
O tamanho do desconto varia de acordo com o modelo. Os abatimentos deverão variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Para além disso, as montadoras poderão aplicar novas ofertas. Em alguns casos, é possível que o cidadão encontre carros com mais de R$ 8 mil de desconto. Para tanto, é preciso se apressar. Como dito, o projeto está próximo de chegar ao fim.
O preço dos descontos
Para conseguir conceder os descontos de até R$ 8 mil em carros populares, o Governo Federal pretende antecipar o processo de reoneração do diesel no Brasil. Ao menos foi o que disse o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o movimento será importante para não deixar nenhum tipo de buraco nas contas públicas.
Inicialmente, o plano do Governo era desonerar o diesel apenas a partir do próximo ano. Contudo, com o estabelecimento do projeto de barateamento dos carros, ficou definido que o combustível vai ficar mais caro já a partir de setembro.