Carreira em Tribunais: veja vantagens e se vale a pena

Confira aqui tudo o que precisa saber sobre carreira em tribunais.

Se você é um concurseiro experiente, certamente já considerou a carreira em Tribunais. Afinal, são muitos os certames nessa área oferecendo salários realmente atrativos.

Mas será que vale mesmo a pena seguir por esse caminho? Para responder a essa pergunta, hoje trouxemos uma análise completa da carreira nos Tribunais, além de uma visão geral sobre os principais deles.

Portanto, não deixe de ler até o final para ficar por dentro de tudo e decidir mais facilmente se essa área é para você.

Carreira em Tribunais vale a pena?

A carreira no âmbito judicial pode ser uma escolha altamente atrativa para aqueles que buscam estabilidade e crescimento profissional. Os concursos públicos nesse setor proporcionam uma grande quantidade de oportunidades em diversas localidades, cada uma apresentando suas próprias vantagens.

Vantagens de escolher a carreira em Tribunais

Os tribunais desempenham um papel fundamental na manutenção da ordem e justiça em um país, dando à carreira uma valorização significativa e oferece inúmeras possibilidades de atuação.

A saber, os concursos para tribunais abrangem diferentes esferas, como:

  • Justiça Federal;
  • Justiça Estadual;
  • do Trabalho;
Carreira em Tribunais - Reprodução Canva
Carreira em Tribunais – Reprodução Canva

Sendo assim, essa variedade toda proporciona muitas opções de escolha para os candidatos.

Além disso, a carreira em Tribunais proporciona diversas vantagens aos seus colaboradores, vistas a seguir.

1. Estabilidade

Os servidores públicos desfrutam de estabilidade profissional, pois só podem ser demitidos por justa causa em circunstâncias específicas. Então, ter seu emprego e salário garantidos certamente é uma das principais atratividades da carreira em Tribunais.

2. Remuneração atrativa

Por falar em atratividade, as remunerações nessa área são altamente competitivas, com cargos de hierarquia mais elevada podendo alcançar valores superiores a R$ 40.000,00.

3. Benefícios

Os servidores têm acesso a uma variedade de benefícios, incluindo:

  • Auxílio alimentação;
  • Auxílio transporte;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Aposentadoria especial.

Além disso, dependendo do cargo, os profissionais da área jurídica também podem ter direito a diversas gratificações, que aumentam seu salário de forma bastante significativa.

4. Impacto e prestígio social

A oportunidade de contribuir para a administração da justiça, assegurando direitos e cidadania, confere um significativo impacto social à carreira. Ademais, quem trabalha nessa área também conta com a admiração popular, o que pode trazer muita satisfação pessoal a longo prazo.

Oportunidades na carreira em Tribunais

Agora que já vimos as vantagens de se optar pela carreira em Tribunais, destacaremos alguns dos principais órgãos da carreira judicial. Assim, você pode ter uma ideia de onde quer buscar a sua colocação e aproveitar todas essas vantagens.

1. Supremo Tribunal Federal (STF)

Órgão máximo do Poder Judiciário Brasileiro, responsável por julgar ações de controle concentrado de constitucionalidade e outras questões relevantes.

2. Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Unifica a jurisprudência dos tribunais federais e julga recursos especiais, entre outras atribuições.

3. Superior Tribunal Militar (STM): oferece uma das melhores carreiras em Tribunais

Encarregado de julgar crimes militares cometidos por membros das Forças Armadas, tanto em serviço quanto fora dele.

4. Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Responsável por julgar dissídios coletivos e individuais de trabalho, além de recursos interpostos contra decisões dos TRTs.

5. Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Supervisiona as atividades da Justiça Eleitoral em nível nacional. Assim, ele toma conta dos TREs, ou seja, Tribunais Regionais Eleitorais. Aliás, estes últimos também são opções interessantes para você buscar atuar na carreira em Tribunais, com a vantagem de haver unidades espalhadas por todo o território nacional.

6. Tribunais Regionais Federais (TRFs)

Responsáveis por julgar causas de competência da Justiça Federal.

Como escolher a carreira em Tribunais mais adequada

Diante de tantas opções em todo o país, é importante considerar alguns aspectos ao fazer a sua escolha, pois alinhar suas aspirações pessoais às profissionais é o segredo para o sucesso.

Sendo assim, aqui estão algumas dicas para orientar essa decisão:

1. Local de atuação

Se você tem preferência por trabalhar em uma região específica, escolher um tribunal sediado nessa área é fundamental. Dessa forma, fique atento aos concursos de carreira em Tribunais previstos para a sua região.

2. Tipo de trabalho

Diversos cargos são oferecidos na carreira do tribunal, mas nem todos são contemplados em cada concurso. Portanto, é crucial compreender as particularidades de cada posição.

3. Comparação de salários

Para os tribunais estaduais e militares, as remunerações variam conforme a região e o nível de escolaridade exigido. Então, realizar uma comparação detalhada pode auxiliar na escolha da opção mais vantajosa para você.

Gostou de saber mais sobre a carreira em Tribunais? Agora analise tudo isso, se prepare e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.