Capital Natural: sua definição e importância

Entenda o conceito econômico para estudar para provas!

Capital natural é tudo o que vive e não vive, além de pessoas e itens manufaturados, que produz valor ou benefícios para as pessoas.

É diferente da renda natural, que é o valor monetário do capital natural, podendo ser consumido e está intimamente relacionado ao conceito de rendimento sustentável.

Para que uma prática ambiental seja sustentável, o capital natural deve ser capaz de se renovar em um determinado período de tempo. Se as pessoas fazem uso dele muito rapidamente, o processo não é sustentável. Isso pode causar danos ao ecossistema e, eventualmente, colapso.

Ao aprender como valorizar e gerenciar o capital natural, as pessoas podem trabalhar para desacelerar e, eventualmente, reverter as práticas insustentáveis ??que levaram à destruição de ecossistemas em todo o mundo.

Definição de capital natural

Existem muitos tipos de capital natural que fornecem bens e serviços para as pessoas. Os exemplos incluem água, terra, ar, minerais, estoques pesqueiros, florestas e biodiversidade.

Esse conceito também pode incluir os diferentes processos e funções que ocorrem dentro de um ecossistema que beneficiam as pessoas.

Entidades internacionais consideram esses bens e serviços essenciais para a saúde e sobrevivência humana. Junto com outros tipos de capital como capital humano, financeiro, manufaturado e social, o capital natural é uma peça crítica de nossa economia humana.

Em países de baixa renda, o capital natural tende a se esgotar rapidamente, mas a riqueza e o padrão de vida entre as pessoas de renda mais baixa não melhoram.

Infelizmente, esse é um capital que quase sempre foi considerado livre ou desvalorizado. Para fazer boas políticas ambientais, os governos precisam incluir o valor real do capital natural em seus cálculos.

Por exemplo, o governo do Reino Unido elaborou orientações para que os formuladores de políticas incluam o valor do capital natural em suas tomadas de decisão.

Muitas vezes, o valor do capital natural não é representado por um preço , porque atribuir um valor monetário à natureza pode ser difícil e polêmico, pois cada pessoa valoriza os recursos naturais de forma diferente.

Medições como a quantidade de poluição que as áreas úmidas podem absorver ou a quantidade de carbono que uma floresta pode armazenar são frequentemente usadas para mostrar o valor do capital natural.

Não deixe de ler também – Atualidades ENEM: confira os temas que podem ser cobrados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.