“Campo Geral”: resumo sobre a obra que será cobrada na Fuvest 2024

João Guimarães Rosa viveu entre os anos de 1908 e 1967 e é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Dentre as suas obras de maior relevância, podemos mencionar “Campo Geral”.

O livro é cobrado com frequência por questões de língua portuguesa e de literatura, principalmente nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, “Campo Geral” faz parte da lista de livros obrigatórios do Vestibular 2024 da Fuvest (que permite o ingresso dos candidatos aprovados à USP). 

Assim, para te ajudar a turbinar a sua preparação para o Vestibular da Fuvest, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma análise completa sobre “Campo Geral”. Vamos conferir!

“Campo Geral”: um resumo sobre a obra

“Campo Geral” é uma novela do escritor João Guimarães Rosa que narra a história de Miguilim, um jovem menino do Sertão brasileiro.

O protagonista vive na cidade de Mutum, Minas Gerais, em uma casa simples com membros da sua família. A narrativa da obra acompanha de perto o amadurecimento de Miguilim que, através de uma série de experiências, sofre uma transformação completa, vivenciando a passagem da infância para a vida adulta. 

Assim, o enredo intercala diferentes eventos da vida da criança. Miguilim vive problemas familiares, perdas de pessoas próximas e situações tristes. Todas as situações são narradas do seu ponto de vida, o que permite que o leitor entre na mente da criança e acesse as histórias a partir da sua visão infantil. 

Campo Geral
Os estudantes devem interpretar a visão de Miguilim durante a leitura de “Campo Geral”. Imagem: Pixabay

É muito importante notar também que os membros da família do menino Miguilim representam um sentimento humano e que, naturalmente, eles possuem um papel importante enquanto influências sobre o ponto de vista da criança. 

Além de Miguilim, outros dois personagens importantes para a trama são Nhá Nina, mãe de Miguilim que não gostava de viver em Mutum, e Nhô Bernardo, pai de Miguilim e personagem caracterizado pelo comportamento violento.

Um dos momentos mais característicos da obra é quando, já no final da narrativa, o Dr. José Lourenço pergunta a Miguilim se ele tem dificuldade para enxergar, pois ele aperta muito os seus olhos. Quando o médico entrega os seus óculos para Miguilim, ele passa a enxergar o mundo de uma forma muito mais clara. A cena possui um significado simbólico relacionado com o amadurecimento e o crescimento da criança que, ao final da obra, é capaz de interpretar a realidade com outros olhos. 

“Campo Geral”: principais aspectos da obra 

Diversos são os aspectos característicos de “Campo Geral” que podem ser abordados pelas questões de literatura do Vestibular da Fuvest. 

Podemos citar, por exemplo, a valorização da inteligência do sertanejo, aspecto típico das obras de Guimarães Rosa, e do regionalismo. 

A subjetividade é também uma característica marcante de “Campo Geral”, bem como a repetição de palavras como mecanismo para criar ênfase e o uso de neologismos.

Além disso, é importante destacar que a narrativa possui um forte aspecto cíclico, criado pelo autor através do uso do tempo psicológico. 

Quem foi João Guimarães Rosa?

João Guimarães Rosa foi escritor, diplomata, contista e romancista e teve sua importância no século XX. Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908 e faleceu no dia 19 de novembro de 1967.

Rosa era um homem culto que, após prestar concurso no Itamaraty, iniciou sua carreira de diplomata. Entre os anos de 1938 e 1944, Guimarães Rosa exerceu o cago de cônsul-adjunto na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Rosa seria preso no país logo após o rompimento da aliança com o Brasil, em função da Segunda Guerra Mundial.

Ainda, Rosa realizou extensas pesquisas linguísticas, nas quais cuidadosamente analisava as diversidades linguísticas do país, principalmente aquelas presentes no sertão nordestino.

Dentre as principais características das obras de Guimarães Rosa, podemos citar:

  • Regionalismo, ou seja, presença de elementos de determinadas culturas regionais ao lado de temáticas universais;
  • Reflexões existenciais;
  • Fragmentação da narrativa;
  • Uso de linguagem poética;
  • Criação de neologismos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.