Câmara convoca presidente do Inep para explicar pedidos de demissão

A Câmara dos Deputados convocou Danilo Dupas, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para prestar explicações sobre dezenas de pedidos de demissão registrados na última segunda-feira (8). 

O presidente do Inep deve se apresentar na Câmara nesta quarta-feira, dia 10 de novembro. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também deve comparecer, de acordo com a agenda da comissão.

Na última segunda-feira, 35 funcionários solicitaram o desligamento de seus cargos no Inep. Os pedidos de exoneração dos cargos dos servidores do Inep foram registrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Além disso, na semana passada, dois coordenadores do Inep já haviam solicitado o desligamento. 

De acordo com o documento enviado à diretoria do Inep com o pedido de demissão, o motivo para a saída seria a “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima” do órgão. Além disso, os servidores mencionaram episódios de assédio moral. Segundo eles, “não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical”.

MEC afirma que Enem está mantido

O Inep é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Educação. O órgão é responsável pela realização de diversos exames de nível nacional, entre eles o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Os pedidos de demissão aconteceram a poucos dias do Enem 2021, cuja aplicação está prevista para 21 e 28 de novembro. Apesar de os servidores que solicitaram demissão do Inep estarem ligados ao Enem, o ministro da Educação afirmou que o exame está mantido.

Em nota, Ribeiro afirmou que “o cronograma de execução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores” do Inep.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC abre período de adesão das instituições ao SiSU 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.