Calvinismo: a doutrina protestante de João Calvino

Calvinismo: aquilo que você precisa saber

O Calvinismo é uma doutrina que foi criada na Suíça durante as Reformas Protestantes e que recebe esse nome devido ao seu fundador, João Calvino.

Calvinismo: Introdução

O Calvinismo, doutrina criada por João Calvino, é uma das chamadas “religiões protestantes”.

A doutrina surge no século XVI quando Calvino, influenciado pelo movimento protestante liderado por Lutero, decide realizar as suas próprias interpretações da Bíblia e dos dogmas da Igreja Católica.

Calvinismo: Contexto Histórico

No século XVI, Martinho Lutero decide escrever as 95 teses que, em resumo, eram críticas feitas a algumas práticas da Igreja Católica, como o ato de vender indulgências, a simonia e o nicolaísmo. Rapidamente, o ato de Lutero se tornou popular no Sacro Império Romano-Germânico e também em outras partes da Europa, desencadeando uma onda de movimentos religiosos que contestavam a hegemonia da Igreja Católica e a sua doutrina.

Ainda, podemos destacar que, ao traduzir a Bíblia para o alemão, Lutero abriu as portas para que outras pessoas pudessem interpretar a Sagrada Escritura de uma maneira singular e única. Dessa maneira, em pouco tempo surgiram, na Europa, diversas igrejas cristãs que pregavam certos preceitos e certos dogmas.

A Suíça, por sua vez, que havia se separado do SIRG no século XV, assinou, no ano de 1531, um tratado que consolidava a tolerância religiosa em seu território, permitindo a prática do protestantismo. E foi justamente esse contexto favorável que permitiu que o teólogo João Calvino pudesse criar a sua doutrina.

Calvinismo: Características

No ano de 1536, Calvino publicou a sua principal obra, denominada de Instituições da Religião Cristã. Nela, o teólogo explicava quais eram os preceitos da nova doutrina.

A principal ideia de Calvino era a predestinação divina, ou seja, a crença na teoria de que Deus escolheu aqueles que seriam condenados e aqueles que seriam salvos no próprio ato da criação cada pessoa já viria para o mundo “predestinado”. Assim, para saber qual teria sido a decisão divina, cada indivíduo deveria viver uma vida correta e baseada nos chamados “bons costumes”. É justamente devido à esse ponto da teoria de Calvino que os calvinistas foram apelidados de “puritanos”.

Ainda, o Calvinismo prega que “o trabalho dignifica o homem” e que o trabalho e o acúmulo de lucros não são pecados, mas sim uma maneira de honrar a Deus. Esse preceito fez com que a nova doutrina fosse amplamente aceita pela burguesia, uma vez que a Igreja Católica sempre condenou a usura, ou seja, o fornecimento de empréstimos com o objetivo de conseguir lucros, prática exercida pelos burgueses desde o surgimento dessa classe social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.