Caixa volta a conceder empréstimo consignado ao INSS com MUDANÇAS IMPORTANTES

Após reuniões do Governo Federal, Caixa voltou a oferecer o crédito consignado, mas impõe importantes alterações

O empréstimo consignado é a forma de crédito mais vantajosa para os aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque, ao ter os descontos das parcelas diretamente na folha de pagamento, os bancos e instituições financeiras oferecem a melhor taxa de juros do mercado para a modalidade.

No entanto, nos últimos dias, uma nova medida do Governo Federal trouxe grande repercussão entre as instituições financeiras e os beneficiários do INSS. A nova medida estabeleceu o reajuste do teto da taxa de juros do empréstimo consignado, a fim de beneficiar os aposentados e pensionistas com menores taxas.

Medida do Governo Federal teve repercussão negativa entre instituições financeiras

O que surgiu para beneficiar quem possui benefício do INSS, trouxe consequências negativas. Isso porque o teto de 1,70% de taxa de juros não foi aceita entre os bancos, que afirmaram não conseguir oferecer o serviço nestas condições.

Assim, diversos bancos privados e até mesmo os bancos públicos, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, deixaram de oferecer o crédito.

Mas, vale ressaltar que, após algumas reuniões do Governo Federal com representantes dos aposentados e pensionistas e membros do Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Caixa Econômica voltou a oferecer o empréstimo consignado aos seus clientes.

A volta da oferta do crédito trouxe consigo importantes mudanças. A seguir, confira a nossa matéria na íntegra para entender melhor sobre as alterações do empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal.

Mudanças no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas

Após a reunião do Governo Federal e seus parceiros, vários bancos voltaram a oferecer o empréstimo consignado com mudanças importantes. O teto da taxa de juros, que antes estava prevista em 1,90%, agora será de 1,97%, mas ainda permanece abaixo da expectativa do governo, que era entre 1,99% e 2,01%.

Apesar de ser permitido impor até 1,97% de juros no crédito para aposentados e pensionistas, a Caixa Econômica Federal decidiu fixar a sua taxa em 1,87%.

Dessa forma, todos os clientes do banco que possuem benefício do INSS, seja pensão ou aposentadoria, já podem fazer a solicitação do crédito por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela Caixa.

Como funciona o empréstimo consignado?

Como o próprio nome sugere, esta modalidade de crédito se torna consignado ao benefício do INSS. Isso quer dizer que a aposentadoria do cliente servirá como uma garantia de que todas as parcelas serão pagas.

Funciona assim: você não precisa realizar o pagamento de um boleto todos os meses, visto que o valor já virá descontado no seu salário. Isso traz maior garantia para a empresa que oferece o crédito e também evita possíveis esquecimentos no pagamento das parcelas, evitando, assim, juros e multas.

Como resultado dessa segurança, os agentes financeiros conseguem oferecer a melhor taxa de juros do mercado para o empréstimo consignado. Assim, esta se torna a melhor opção de empréstimo para aposentados e pensionistas.

Como o empréstimo consignado conta com desconto em folha de pagamento, parte do salário do beneficiário ficará comprometido pelo tempo em que estiver pagando as parcelas. Por isso, existe uma regra importante para esta modalidade: o valor da parcela não pode ultrapassar 30% do valor total do benefício mensal.

Como solicitar?

Para solicitar o empréstimo consignado é necessário procurar por um banco ou instituição financeira que irá ofertar o serviço. Existem diversas financeiras atualmente no mercado, entre elas a Caixa Econômica Federal.

Ao entrar em contato com o banco, será necessário realizar uma simulação. Assim, você irá informar quanto deseja tomar emprestado e o banco irá analisar a sua margem de crédito, ou seja, ele irá analisar todas as suas informações para saber quanto poderá emprestar.

A simulação conta com todas as informações do contrato, como valor liberado, quantidade e valor das parcelas. Assim, você poderá analisar antes de aprovar. Se concordar, basta assinar o contrato e o valor será liberado na sua conta bancária.

Normalmente, as instituições financeiras depositam o valor do empréstimo na conta bancária em poucos dias após o fechamento do contrato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.