O Saque Calamidade é uma opção disponibilizada pela CAIXA para os trabalhadores residentes em municípios afetados por situações de calamidade pública, como fortes chuvas e ciclones. Essa medida visa auxiliar os moradores das áreas atingidas a enfrentar os desafios decorrentes desses eventos. Neste artigo, vamos abordar como solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade e quais são os documentos necessários para realizar essa solicitação.
O Saque Calamidade nos municípios gaúchos de Jóia e São Lourenço do Sul
Os moradores dos municípios de Jóia e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, agora têm a possibilidade de solicitar o saque do FGTS por calamidade. Essa liberação é resultado das fortes chuvas que atingiram as cidades, causando danos e prejuízos para os moradores locais. A CAIXA disponibiliza a opção de solicitação por meio do Aplicativo FGTS, de forma rápida e fácil, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
É importante ressaltar que, para realizar o saque, o trabalhador precisa possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. Além disso, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Prazos para solicitação
Os moradores das áreas afetadas em Jóia podem solicitar o saque até o dia 24/10/2023, enquanto os moradores de São Lourenço do Sul têm até o dia 08/11/2023 para realizar a solicitação.
Como solicitar o saque do FGTS por calamidade
A solicitação do saque do FGTS por calamidade é feita de forma totalmente digital, por meio do aplicativo FGTS. Siga o passo a passo abaixo para realizar a solicitação:
- Faça o download do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS.
- Após o download, faça o cadastro no aplicativo e insira todas as informações solicitadas.
- No menu do aplicativo, selecione a opção “Meus Saques” e, em seguida, escolha a opção “Outras situações de saque – Calamidade pública”.
- Selecione a sua cidade, seja Jóia ou São Lourenço do Sul, de acordo com o município em que você reside.
- Encaminhe os documentos necessários para a solicitação. É preciso enviar uma foto do documento de identidade e um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade.
- Selecione a opção para creditar o valor em uma conta da CAIXA, como a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em uma conta de outra instituição financeira de sua preferência.
- Após o envio da solicitação, aguarde o prazo de até cinco dias úteis para a análise e crédito em conta, caso aprovado o saque.
Documentação necessária para solicitação
Para realizar a solicitação do saque por calamidade, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade, como a carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
- Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
Mais informações sobre o Saque Calamidade
Caso você precise de mais informações sobre o Saque Calamidade ou tenha alguma dúvida, você pode acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a instituição pelo Fale Conosco, pelo número 0800 726 0207.
O Saque Calamidade é uma medida importante para auxiliar os trabalhadores residentes em municípios afetados por calamidades públicas a enfrentarem os desafios decorrentes desses eventos. Com a possibilidade de solicitar o saque do FGTS por meio do aplicativo FGTS, o processo torna-se mais ágil e prático, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Certifique-se de possuir todos os documentos necessários e siga o passo a passo para realizar a sua solicitação. A CAIXA está disponível para auxiliá-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre o Saque Calamidade.