Cadastro Único Digital: Como fazer o cadastro on-line?

Cadastro Único Digital pode ser uma grande oportunidade para muitas pessoas que desejam fazer o cadastro no CadÚnico e já querem agilizar algumas etapas do processo. Afinal, não é sempre que temos tempo para comparecer a um posto de atendimento e aguardar o tempo necessário para mais detalhes, concorda?

Por isso, neste texto nós reunimos uma série de informações importantes sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!

Cadastro Único Digital: Como fazer o cadastro on-line?

Antes de qualquer coisa, é importante destacarmos que o Cadastro Único Digital é apenas uma prévia, ou seja, não é a inscrição garantida, de fato. Isso significa que você ainda terá que ir pessoalmente finalizar o processo. Este passo a passo, que descrevemos a seguir, é apenas para facilitar o processo, mas não garante a inscrição, ok? Acompanhe:

  1. Primeiramente, é necessário que o responsável pela família, de preferência uma mulher, acesse o site oficial para fazer o cadastro, neste link: https://www.gov.br/cadunico;
  2. Em seguida, deve-se fazer o login com o cadastro Gov.br, a fim de acessar a sua conta;
  3. Siga as instruções no site para fazer o seu pré-cadastro e assim garantir que todos os dados da sua família estejam bem preenchidos;
  4. Finalize a sua pré-inscrição;
  5. Compareça a um posto de atendimento do CRAS em até 120 dias após a conclusão do cadastro.

É importante lembrar que esse cadastro on-line tem como objetivo principal garantir que os dados já sejam preenchidos de forma prévia, não acumulando toda essa demanda para o momento do atendimento. Ainda assim, é preciso que seja feita a visita presencial no CRAS. Apenas dessa forma é será possível concluir o cadastro e garantir que a sua família venha a ser cadastrada no programa.

Cadastro Único Digital: Como fazer o cadastro on-line?
Cadastro Único Digital: Como fazer o cadastro on-line? Foto: Canva.

O cadastro garante o recebimento de algum benefício social?

É importante estar ciente de que a finalização do seu cadastro, especialmente no Cadastro Único Digital, antes mesmo de ir ao CRAS, não é garantia de que a sua família receberá algum benefício social. Afinal de contas, é necessário que o cadastro passe por uma análise, para que torne viável a avaliação de que é possível incluir a sua família em algum programa ou não.

Além disso, não podemos nos esquecer de que, acima de tudo, ainda existem alguns pré-requisitos que devem ser atendidos para poder fazer parte do CadÚnico. Isto é, não é qualquer família que pode fazer o cadastro, é preciso estar dentro de algumas regras, que são:

  • O rendimento por pessoa, da família, não pode ultrapassar meio salário-mínimo, ou seja, não pode ser maior do que o valor de R$ 660;
  • Além disso, a renda total mensal da família também não pode ultrapassar o montante de R$ 3960, que seria o valor de três salários-mínimo;
  • Um membro da família deve ser o responsável, o titular, e deve morar na mesma casa. A preferência são por mulheres, a partir de 16 anos.

Ao atender esses requisitos e seguir os passos para cadastro, você poderá usufruir da agilidade do Cadastro Único Digital, mesmo que ainda tenha que finalizar o processo pessoalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.