Brasil aumenta o número de vagas de emprego no mês de abril

Brasil aumenta o número de vagas de emprego no mês de abril

No último mês de abril o Brasil registrou um número de criação de empregos equivalente a 120.935 novos postos de trabalho com carteira assinada. Esse número de novas vagas de emprego representa um aumento de 0,3% em relação ao total de empregos no mês de março.

No entanto, em abril o total de vagas de emprego criadas foi 31% menor que o total de vagas criadas em março. Cerca de 177 mil novos postos de trabalho formal foram criados durante o mês de março, segundo dados do Caged. O Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e os dados são desta quarta-feira (26).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que a diminuição na criação de novas vagas de emprego durante o mês de abril, tem relação com a pandemia. Segundo ele, a segunda onda da pandemia no mês passado impactou negativamente a criação de novos empregos para o mês de abril.

“Nós criamos 1 milhão de empregos nos últimos 4 meses de 2020 e já estamos nos aproximando de mais 1 milhão de novos nos primeiros quatro meses do ano. O ritmo de criação de emprego continua, apesar do impacto em abril, quando as mortes atingiram o pico da segunda onda”, disse o ministro.

A criação de empregos no ano

Durante o ano, de janeiro a abril, mais de 957 mil novas vagas de emprego foram criadas. Com a soma desse valor, o país alcança um total de mais de 40,32 milhões de empregos com carteira assinada existentes. Contudo, esse número ainda é inferior ao registrado em abril do ano de 2015.

Além disso, todas as atividades econômicas tiveram um crescimento no saldo total de empregos durante o mês de abril de 2021. O setor de Serviços foi o que teve maior número absoluto na criação de vagas de emprego, 57 mil a mais que em março. Porém, em termos relativos, a Construção Civil teve um crescimento de 0,93% em abril em relação a março deste ano, o que representa a maior taxa de crescimento entre os setores.

Vale ressaltar que durante as contratações do mês de abril o salário médio do trabalhador foi de R$ 1.855. Esse valor é 2,5% maior que o valor apresentado em março, entretanto ainda está cerca de 5% menor que o valor médio dos salários registrado em abril de 2020. No mês de abril do ano passado, a média do valor dos salários das contratações era de R$ 1.952.

Vagas de emprego por Regiões

De acordo com os dados Caged, houve saldo positivo na geração de vagas de emprego formal regiões brasileiras:

  • Sudeste (+49.371 postos, +0,24%);

  • Sul (+21.721 postos, +0,28%);

  • Centro-Oeste (+20.928 postos, +0,61%)

  • Nordeste (+19.747 postos, +0,31%);

  • Norte (+9.170 postos, +0,49%).

Dentre os estados da federação brasileira, apenas o Amapá, na região Norte, e Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, no Nordeste, tiveram uma baixa no número total de vagas de emprego formais.

Em contrapartida, a região Centro-Oeste teve o maior crescimento relativo no saldo de empregos com carteira assinada. Este crescimento é cerca de 0,61% maior que o mês anterior. Ademais, Goiás e Mato Grosso do Sul lideraram o crescimento na criação de novas vagas de emprego em relação ao mês anterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?