ATC: prazo das inscrições para o programa Agente Transformador para Ciência foi prorrogado até 19 de novembro

Prorrogado até 19 de novembro as inscrições para o programa Agente Transformador para Ciência (ATC). Confira informações do MCTI!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada à pasta, informa que está prorrogado até 19 de novembro o prazo para credenciamento no programa Agente Transformador para Ciência (ATC), de acordo com divulgação oficial realizada na data desta publicação, 27 de outubro de 2022.

ATC: prazo das inscrições para o programa Agente Transformador para Ciência foi prorrogado até 19 de novembro

Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Agente Transformador para Ciência (ATC) tem como objetivo fomentar a ciência, tecnologia e inovação nos municípios do nosso Brasil e atrair o interesse de estudantes da educação básica pelas carreiras científicas e uso de soluções inovadores que contribuam com o ensino e aprendizado de ciências. 

Primeira chamada

Nesta primeira chamada serão selecionados 250 agentes de transformação que vão passar por uma capacitação online e também presencialmente de 02 (dois) dias em Brasília para promover o ensino científico em suas localidades. 

Além disso, o programa também vai criar um indicador de desenvolvimento da ciência para medir a evolução das cidades no tema, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Público-Alvo

Servidores públicos e/ou professores da Educação Básica

Requisitos

  • Ser servidor público e/ou professor da Educação Básica;
  • Indicação feita pelo Prefeito (a) e/ou pelo Coordenador Regional de Ensino e/ou chefia superior, por meio de Portaria e/ou Ofício específico;
  • Desejar de atuar em ações sociais que melhoram a vida nas comunidades;
  • Disponibilidade de utilizar celular, tablete ou computador próprio com conexão à internet em favor do programa;
  • Competências e habilidades para planejar e executar ações e atividades voltadas ao desenvolvimento da ciência e boa articulação com o poder público e lideranças locais.

Indicação

Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Para participar do Agente Transformador para Ciência (ATC) o servidor interessado deverá ser indicado pela prefeitura e/ou pelo Coordenador Regional de Ensino e/ou chefia superior.

Por meio de Portaria e/ou Ofício específico, que fará o cadastro da pessoa interessada na página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), após a confirmação da vaga, as pessoas selecionadas receberão capacitação presencial e depois passarão a atuar em suas localidades como agentes transformadores para ciência.

Pré-cadastro

De acordo com a divulgação oficial, os interessados em participar do Programa Agente Transformador para Ciência (ATC) devem fazer um pré-cadastro que está disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): https://formularios.mcti.gov.br/index.php/347548?lang=pt-BR.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.