Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

BPC/Loas do INSS vai liberar pagamento automático de R$1.045 daqui a 2 meses

Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

O Instituto do Seguro Social (INSS) confirmou que iniciará o processo de implantação automática de benefícios assistenciais concedidos pela Justiça. A previsão é que isso comece a partir de setembro. Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

A iniciativa, uma parceria do INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem objetivo principal trazer celeridade nos pagamentos aos segurados que ganham ações judiciais.

Em nota, a autarquia federal disse que “[..] está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.

Processos automatizados

O atendimento referente a uma demanda judicial é feito, atualmente, por diversos servidores do INSS. Agora, com a interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que gerará uma redução no tempo gasto durante essas análises, além de afastar possíveis erros no suporte da demanda.

De acordo com informações da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, o magistrado poderá emitir, agora com os processos já informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSSpara o cumprimento da decisão pela autarquia federal.

A partir da automação, uma ordem judicial que levaria meses para ser atendida, agora demorará algumas horas. No começo de 2020, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam expirado. Com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais ágeis e também seguros.

Agências voltam em agosto

O governo adiou para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS. A medida foi publicada nesta quarta-feira (08) em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

Portanto, fica prorrogado até 31 de julho o atendimento exclusivo por meio do site ou aplicativo Meu INSS e central telefônica 135.  Vale salientar que, o atendimento via canais remotos continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

De acordo com informações do INSS, o adiamento foi definido após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um pequeno número de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista (13 de julho).

Veja também: O que se sabe até agora sobre o pagamento do 14º salário no INSS em 2020

27 Comentários
  1. Flavia Coto Da Silva Diz

    Bom dia dei entrada o bpc loas do meu filho pós ele eu é meu esposo temos HIV meu filho tem 11 anos dei entrada a primeira vez em desenbro do ano retrasado é ele foi negado mês passado dei uma nova entrada é ainda está analisando gostaria de uma orientação obrigada

    1. Andre Diz

      Olá tenho um advogado muito bom se quiser o contato dele me avisa chá eu no whats 12997140962
      Quem quiser chama também
      Consulta grátis

  2. Georgina Martins da Silva Diz

    Bom dia eu não recebi a primeira parcela do décimo terceiro

    1. YIIIoYa Diz

      Como eu faço pra receber ,O meu benefício do FGTS
      ……

  3. Fernando da Silva Alves Diz

    Bom Dia. Eu tenho BPC/Loas pelo INSS. Desejo saber vai sair 2.000 prá mim..🤔

  4. Ingrid Diz

    Meu filho tem 1 ano e 5 meses ele é deficiente dei entrada no bpc em agosto de 2019 ja fez um ano e nada só fica em análise

    1. W. Martins Diz

      Posso ajudar (21)97321-3175 W. Martins Direito Previdenciário

  5. Fatima Varela Diz

    Gente alguém sabe me dizer sobre quem entrou com o pedido em dezembro, já está liberado o beneficio? Não entendi bem a matéria

  6. Maria Barbosa Lopes Diz

    Meu Deus será que para ter direito de receber o BPC tem que entrar com ação judicial? Meu pedido foi feito desde 2018, e até hoje nenhuma resposta, continua em análise. Tenho 59 anos, sou deficiente auditiva, portadora de doenças crônicas, sofro de transtorno mental, faço tratamento psiquiátrico, impossibilitada de trabalhar, minha única renda é o bolsa família no valor de 91 reais. Peço alguém do governo responsável pelas análise das perícias do BPC, que tenha piedade dos deficientes que estão nesse sofrimento de miséria constante. Pois todos os portadores de deficiência sensorial, mental… têm direito ao benefício independente de idade, eu venho nessa luta à 8 anos, e nada consigo, mesmo já tendo contribuído com o INSS por 7 anos, até quando fiquei doente, e parei de trabalhar, e pagar.

    1. Edna damaceno Diz

      . Dizem que autista tem direito a o auxílio, mas só quem tem bons advogados consegui , porque se nao for assim nao consegui sei de muita gente que tem posses e recebe mas que realmente precisa nao triste isso..

      1. Anderson Diz

        Se vc realizar uma denuncia, talvez o benefício seja dado a quem realmente necessita.

    2. Iracimara Diz

      Boa noite.
      Como que foi feito seu pedido?
      Presencial ou via INSS digital?

    3. Maria sueli borges Diz

      Como faço para me cadastrar pada ganhar o beneficio BPC?

  7. Michel Diz

    Passei seu contato olho p vc d graça sou Advogado

    1. Cátia Diz

      Doutor o senhor pode me chamar no zap por favor .21965926515

    2. Maria Barbosa Lopes Diz

      Michel tenho 59 anos, sou deficiente auditiva, faço uso de aparelho auditivo, sou portadora de doenças crônicas, tenho transtorno mental, faço tratamento psiquiátrico, a única renda que tenho é o bolsa família, dei entrada no BPC em 2018, e até hoje estou em analise. Será que você poderia me informar algo à respeito? Meu zap é 27 99898 7369

  8. Vania Diz

    MEU Deus quando comentarei infeliz….o mundo passado por perdar irreparável e mesmo assim o povo não se ajuda jamais é um criticando o outro,todos temos opinião para dar mais é fácil digita e não arregaça a mangá para ajudar o próximo, mas empatia pelo próximo do que crítica, mas doação de comida nessecidade básica do que crítica…se um dia a população brasileira se unir por um único dia de doação pôde ter certeza muitos brasileiros iria se tornar uma pessoa melhor, não levamos nada desta terra, tudo ficará no mesmo lugar quem vai é só você. Então faça pelo mesno VALER a pena sua jornada aqui na terra faça a diferença vai agora no hospital de câncer …depois que você sair de lá tenho certeza que vai para de reclamações da sua vida #sejamos mais humano #sejamos mais compreensível com o próximo#sejamos mais gentil#se coloque no lugar do outro seja qual for a citação 💯

  9. Maria José Ricardo Silva Diz

    E quem está em analise desde de março

    1. Joseane Diz

      estou em analise mas meu processo do requerimento foi indeferido por causa da renda per capita…….ele vai ser liberado ou nao

      1. Edna damaceno Diz

        . Dizem que autista tem direito a o auxílio, mas só quem tem bons advogados consegui , porque se nao for assim nao consegui sei de muita gente que tem posses e recebe mas que realmente precisa nao triste isso..

  10. Andréia Claudio de Souza Diz

    Esse pagamento será para quem deu entrada no inss pro loas

  11. Carlos Magno Diz

    Ok perfeito

    1. Aurelio Arcanjo Gonçalves Diz

      Entrei processo judicial auxílio doença já tem quinze meses o juiz deu a sentença favorável ao meu favor será que demora muito ainda

  12. Carlos Magno Diz

    Ok

  13. Marisa da Silva Diz

    O benefício da minha mãe foi negado por duas vey, mesmo estando com os laudos médicos atestando que ele tem doença mental e não possui nenhuma renda, apenas o bolsa família,o que fazer nesse caso?pois ny temos condições de pagar um advogado…

    1. PRISCILLA BAPTISTA BAIFUS Diz

      Vc pode pega advogado na dpu e só fala q foi negado

      1. Ezaqueu Patrocínio dos Santos Diz

        Estou em análise desde novembro de 2019 até agora não tive resultado ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.