Bolsa Família seguirá mesmo desenho do Auxílio Brasil por enquanto

Segundo informações de bastidores, novo governo decidiu manter desenho do Auxílio Brasil dentro do novo Bolsa Família

Ao menos durante os primeiros meses do novo governo Lula, os pagamentos do programa Bolsa Família seguirão basicamente o mesmo desenho do antigo Auxílio Brasil. Assim, os cidadãos não sentirão quase nenhuma diferença no formato de liberações do dinheiro deste programa de transferência de renda.

Segundo informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo, o novo governo ainda pretende realizar uma série de alterações no sistema de pagamentos, mas a avaliação é de que não é possível começar tudo agora. Assim, em janeiro seguem valendo as mesmas normas de liberações de sempre.

Isso significa que todos os usuários deverão seguir recebendo um patamar mínimo de R$ 600 por família. Não importa quantos integrantes residem sob o mesmo teto. Todas as famílias receberão este valor. Em alguns casos, algumas pessoas podem receber um pouco mais de R$ 600 conforme a soma dos benefícios internos.

Além disso, seguem valendo também todas as regras de movimentação do dinheiro. Assim, o cidadão poderá usar a quantia através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e também gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Para quem não é muito familiarizado com o mundo digital, ainda existe a possibilidade de usar os cartões do programa social. Os dispositivos do Auxílio Brasil, por exemplo, seguem valendo normalmente. Eles foram entregues durante o governo Bolsonaro, mas seguirão funcionando para movimentar o benefício de Lula.

O que muda?

Neste primeiro momento, a principal mudança é mesmo o nome do programa. O Auxílio Brasil deixa de existir e volta a dar lugar ao Bolsa Família. A avaliação do novo governo é de que este nome estaria mais ligado ao presidente Lula.

Do ponto de vista prático, podemos citar também a realização do pente-fino. Embora o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) rejeite este nome, ele mesmo confirma a necessidade de uma revisão nas contas dos usuários.

“O que posso afirmar é que o cadastro único está desatualizado, tem hoje uma insegurança para lidar com ele, e a orientação do presidente é que façamos uma atualização do cadastro”, afirmou o ministro.

“Há uma decisão judicial, uma recomendação do Ministério Público para que trabalhemos inicialmente com uma perspectiva de 90 dias. Estamos agora com as equipes técnicas debruçadas nas alternativas exatamente para trabalharmos no menor prazo possível.”

Bolsa Família em janeiro

Neste mês de janeiro, os usuários do Bolsa Família receberão o benefício entre os dias 18 e 31. Para saber quando você vai receber, basta verificar o final do seu Número de Identificação Social (NIS).

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.