Bolsa Família: governo confirma grupos que receberão antecipação

Veja casos em que o Bolsa Família vai ser pago de maneira antecipada, sem necessidade de seguir o calendário oficial

A dias da retomada dos pagamentos do Bolsa Família neste mês de dezembro, o governo federal anunciou novos detalhes sobre as novas liberações. Entre outros pontos, o Ministério do Desenvolvimento Social confirmou quais são são os grupos de pessoas que poderão receber o saldo de maneira antecipada.

Em condições normais, os pagamentos do Bolsa Família são feitos sempre com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Assim, é importante analisar qual é a sua numeração, para saber exatamente qual será a data da liberação do saldo em sua conta.

De todo modo, alguns grupos não precisarão seguir o calendário, e deverão receber o benefício de maneira antecipada, sem a necessidade de realizar nenhum tipo de solicitação prévia. Entenda abaixo.

Grupos que poderão antecipar o Bolsa Família

  • Quem recebe nas segundas

Os usuários do Bolsa Família que possuem NIS marcados para receber o saldo nas segundas, poderão antecipar os pagamentos do benefício. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, nestes casos, a ideia é liberar o saldo já no sábado imediatamente anterior.

É o caso, por exemplo, dos usuários que possuem o NIS final 1. Oficialmente, o calendário aponta que eles poderão receber o saldo na próxima segunda-feira (11), mas o fato é que o benefício será liberado já no sábado (9). A movimentação, aliás, poderá ser feita através do Caixa Tem.

Esta não é uma regra nova, e existe dentro do Bolsa Família há anos. De todo modo, é importante frisar que o cidadão não precisa usar o dinheiro de forma antecipada, se não quiser. Em regra geral, o saldo fica disponível na conta por pelo menos 120 dias.

  • Quem mora em cidade em situação de calamidade

Um outro grupo de usuários que também poderá receber o Bolsa Família de dezembro de forma antecipada, são as pessoas que residem em cidades que estão em situação de calamidade pública. O Ministério confirmou que nestes casos, o saldo será liberado para todas as pessoas já na segunda-feira (11).

Assim, se você faz parte do Bolsa Família e reside em uma cidade que está em situação de calamidade pública, saiba que o seu dinheiro será depositado na segunda (11), independente do final do seu NIS. Não será necessário, portanto, seguir nenhum tipo de calendário.

Mas vale frisar que a cidade precisa estar oficialmente em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Caso contrário, o poder executivo não poderá realizar este tipo de antecipação.

Bolsa Família: governo confirma grupos que receberão antecipação
Cidades em situação de calamidade terão prioridade. Imagem: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Não estou em nenhum destes grupos

Se você não se encontra em nenhum dos dois grupos citados acima, então será preciso seguir o calendário tradicional. A boa notícia é que o governo federal optou por liberar o saldo do Bolsa Família em dezembro mais cedo do que normal.

Em condições normais, as liberações do programa ocorrem nos 10 últimos dias úteis do mês, mas em dezembro, a ideia é realizar a liberação apenas nos 10 últimos dias úteis antes do natal. O objetivo é que todos os usuários recebam o saldo antes das festas de final de ano.

No mais, as demais regras seguem basicamente as mesmas. O usuário segue tendo que se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o Bolsa Família em sua conta. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações:

  • Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.