Bolsa Família em novembro terá Calendário antecipado? Veja detalhes

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal, destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e alcançar a cidadania plena.

Neste mês de novembro, a partir do dia 17,  o Bolsa Família estará disponível para os inscritos com NIS final 1. Em novembro, o valor a ser recebido pelas famílias será inferior ao usual devido à ausência do adicional do Auxílio Gás. No entanto, a antecipação do pagamento será aplicada apenas a dois grupos específicos.

Beneficiários do Bolsa Família em Novembro

O benefício do Bolsa Família será disponibilizado entre os dias 17 e 30 de novembro para mais de 21 milhões de famílias. A antecipação não representa uma alteração no calendário oficial, mas sim a permissão para que grupos que costumam receber na segunda-feira tenham acesso ao benefício no sábado anterior.

Calendário de Pagamento Antecipado

Aqueles com NIS final 2 e 7 terão o pagamento antecipado, permitindo o saque no sábado anterior ao dia programado. O cronograma do Bolsa Família em novembro é o seguinte:

  • 17 de novembro – depósito para NIS 1;
  • 20 de novembro – depósito para NIS 2 (antecipação prevista para o dia 18);
  • 21 de novembro – depósito para NIS 3;
  • 22 de novembro – depósito para NIS 4;
  • 23 de novembro – depósito para NIS 5;
  • 24 de novembro – depósito para NIS 6;
  • 27 de novembro – depósito para NIS 7 (antecipação prevista para o dia 25);
  • 28 de novembro – depósito para NIS 8;
  • 29 de novembro – depósito para NIS 9;
  • 30 de novembro – depósito para NIS 0;

Antecipação do Bolsa Família em AM, RS e SC

Em outubro, quase um milhão de famílias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas tiveram o benefício antecipado devido a enchentes devastadoras e seca severa. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda não confirmou se a antecipação será mantida em novembro.

Como verificar os valores do Bolsa Família?

Existem várias maneiras de verificar os valores do Bolsa Família que serão pagos em novembro. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece diversas maneiras eficientes para que os beneficiários possam verificar os valores a serem recebidos de forma totalmente online.

Opções para verificar os valores

  1. Aplicativo do Bolsa Família: Disponível para Android e iOS, este aplicativo permite que você verifique os valores do Bolsa Família.
  2. Aplicativo do Caixa Tem: Também disponível para Android e iOS, este aplicativo é outra opção para verificar os valores.
  3. Aplicativo do Cadastro Único: Este aplicativo, assim como o site do programa, permite que você verifique os valores do Bolsa Família.
  4. Portal Cidadão da Caixa: Este portal é uma maneira conveniente de verificar os valores do Bolsa Família.
  5. Atendimento telefônico: Ligando para os números 121 e 111, você pode obter informações sobre os valores do Bolsa Família.

Horário de Liberação do Bolsa Família

De acordo com a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã, o beneficiário já possui o dinheiro depositado na conta.

Sacando o Bolsa Família

Os beneficiários que estão acostumados a sacar pelo cartão do Bolsa Família, cartão do Auxílio Brasil ou Cartão Cidadão podem continuar retirando o dinheiro nas lotéricas, correspondentes e agências da Caixa. Portanto, neste mês de novembro dois grupos, aqueles com NIS final 2 e 7, receberão a parcela do Bolsa Família antecipada em novembro.

Orçamento das famílias

Bolsa Família é um programa de especial importância  para muitas famílias em todo o Brasil, pois é uma transferência de renda que impacta diretamente o orçamento dessas famílias. É importante estar ciente das datas de pagamento e verificar regularmente os valores a serem recebidos para evitar surpresas. Atualmente, o programa beneficia mais de 21 milhões de famílias brasileiras, fornecendo um auxílio financeiro para aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.