Bolsa Família: Cerca de 70% dos usuários já trabalham, diz pesquisa

De acordo com pesquisa citada pelo Banco Mundial, cerca de 70% dos adultos do programa Bolsa Família já trabalham

O Banco Mundial resolveu fazer um grande relatório sobre a situação do programa Bolsa Família no Brasil. No documento em questão, eles citam um dado de uma pesquisa que mostra que sete em cada dez usuários adultos com condições de trabalho do projeto, já trabalham. Obviamente eles fazem isso de maneira informal.

Esse dado mostra portanto que a grande maioria dos beneficiários do programa não usa o dinheiro em questão para se acomodar. Pelo contrário. Boa parte dos usuários pegam a quantia apenas como um formato de complemento de renda. Isso não quer dizer, no entanto, que o elas não precisariam do benefício.

É que esses trabalhos são naturalmente informais. Até porque o projeto não permite que os seus usuários trabalhem de maneira regular. São portanto brasileiros que trabalham fazendo bicos e passando por algo que se chama de flutuação de renda. Isso quer dizer portanto que eles acabam ganhando valores que variam muito de um mês para o outro.

Esse dado também desafia a teoria de que a grande maioria dos beneficiários do Bolsa Família usam o dinheiro para não trabalhar. Há quem diga ainda que esses usuários não querem conseguir um emprego formal justamente para não perder a ajuda. De acordo com a pesquisa que o Banco Mundial mostrou, essa não é a realidade da grande maioria das pessoas.

O próprio Governo Federal afirmou que tem um plano para fazer com que os indivíduos do Bolsa Família procurem emprego. O Planalto quer oferecer uma espécie de bônus para quem conseguir um trabalho. Nas redes sociais, muita gente disse que o poder executivo estaria partindo da ideia de que esses usuários não procuram emprego.

Bolsa Família no Brasil

De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, o Bolsa Família conta hoje com algo em torno de 14,7 milhões de beneficiários. São portanto brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social e que, por isso, precisam dessa quantia.

Os patamares atuais de pagamentos estão girando em torno dos R$ 189. Trata-se portanto de um montante médio mensal. Esse patamar costuma variar muito de um mês para o outro. Então estamos falando de uma informação que muda com certa frequência.

Parte dos usuários do Bolsa Família estão recebendo parcelas do Auxílio Emergencial neste momento. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 10 milhões de brasileiros estão nesta situação. Pelo menos é o que se sabe.

Informais

A partir do próximo mês de novembro, o Governo vai começar a pagar uma espécie de reformulação do Bolsa Família. O programa, aliás, vai mudar de nome e vai passar a se chamar Auxílio Brasil. Pelo menos essa é a promessa.

De acordo com as informações de bastidores, essa nova versão do projeto vai passar a atender mais pessoas. No entanto, ainda não dá para saber quantos usuários novos passariam a fazer parte do programa a partir de novembro.

Além disso, o Governo Federal anunciou que os patamares médios de pagamentos vai aumentar. Só que assim como o número de beneficiários, também não dá para saber de quanto seria esse aumento. O Palácio do Planalto só deve anunciar esses dados a partir do final do próximo mês de setembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.