Bolsonaro barra bônus, veja se você ainda vai receber
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que irá barrar o bônus previsto para alunos com boas notas na escola, por meio do Auxílio Brasil – uma reformulação do Bolsa Família. A justificativa é que isso poderia ser mal visto por parte dos eleitores.
Com as eleições se aproximando, em 2022, o presidente tem mirado em alcançar cada vez mais em conquistar apoio. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que explicou que atitude de aprovar o bônus poderia não ser aceita por outras pessoas que também recebiam o benefício.
Impasse no financiamento do programa
O financiamento do novo Bolsa Família ainda é um problema. É esperado que a PEC dos Precatórios seja aprovada, sendo votada na próxima quarta-feira (03). O governo precisa de pelo menos de 308 votos para aprovação.
Além disso, parte do benefício será paga com valores fora do teto de gastos, o que fez com que quatro secretários deixassem o ministério.
O mercado também não reagiu bem a possibilidade, com queda na bolsa e alta do dólar.
A expectativa do governo é pagar R$ 400 até dezembro, para as famílias em extrema pobreza e aumentar o valor recebido pelas famílias em pobreza.
Não será necessário fazer inscrição para o Novo Bolsa Família, porém, é preciso estar com os dados atualizados no CadÚnico.
Novo Bolsa Família: confira novos benefícios previstos
- Auxílio esporte escolar: benefício esta previsto com 13 parcelas – 12 delas para adolescentes de 12 e 17 anos e uma apenas para toda família. O valor pago será um espécie de “prêmio” por se destacar em determinada modalidade.
- Bolsa iniciação científica júnior: Neste mais de uma criança ou adolescente da mesma família pode ser beneficiado, isso para aquelas que que tiverem alguma posição de destaque em acadêmicas e científicas. Está previsto 12 parcelas para o aluno destaque e mais uma para a família;
- Auxílio criança cidadã (voucher creche): valor será pago para responsáveis de crianças de até 48 meses, ou seja, 4 anos . O “voucher creche” é uma opção que será concedida para as famílias que não estão conseguindo vaga nem em creches públicas ou particulares conveniadas com o governo.
- Benefício compensatório de transição: previsto para famílias que ao entrarem nas regras de transição do Bolsa Família para Auxílio Brasil tem direito a valores menores. Ele será pago ate que a família não esteja dentro das regras do benefício social ou então até que exista aumento no valor recebido.
- Auxílio inclusão produtiva urbana: valor para as famílias que conseguirem um emprego em área consideradas urbanas, desde que provem vínculo. Bônus pode ser acumulado com outras linhas do programa. Em outras palavras, se um pai consegue um emprego, pode receber este benefício e o filho o bolsa iniciação científica júnior, por exemplo.
- Auxílio inclusão produtiva rural: valor será pago para pequenos agricultores inscritos no Cadastro Único. Estão previstos um bônus em dinheiro e assistência técnica.