Boa notícia! Concurso anterior da Petrobrás faz novas convocações

Saiba mais detalhes da convocação do cadastro reserva

De acordo com o edital referente ao processo seletivo de 2021, a formação do cadastro reserva inclui a contratação de novos servidores em um tempo de longo prazo. Assim, seguida das admissões imediatas dos primeiros colocados. Por isso, 2 anos depois, o concurso anterior da Petrobrás faz novas convocações para suprir a demanda institucional.

Via de regra, ocorre uma avaliação para identificar os setores que carecem de servidores especializados. Portanto, o que cria essa necessidade de incluir novos aprovados. Com isso, uma boa parte dos cargos oferecidos na época estão disponíveis para preenchimento. Desse modo, dando oportunidade para os mais diversos profissionais.

Confira as novas convocações do concurso anterior da Petrobrás

Segundo a instituição, a chamada já está ocorrendo para que os selecionados iniciem as suas funções nos próximos três meses, aproximadamente. Aliás, esse tempo diz respeito a uma previsão orçamentária que dita tanto a quantidade quanto o tempo para essa admissão.

A previsão, então, é que sejam 250 novas convocações no concurso anterior da Petrobrás, já que a companhia empregou 1.180 funcionários no resultado da seleção, no ano de 2021. Estes, então, iniciaram suas atividades nos meses de agosto e setembro de 2022, além daqueles que começaram a exercer as suas atribuições no último mês de fevereiro.

Cargos

Como dito, muitos dos cargos que foram disponibilizados no processo seletivo estão inclusos nessa chamada. Afinal, a instituição está mesmo procurando novos talentos para compor a sua equipe. Assim como pessoas que compreendam as necessidades de recursos humanos que atendam os planos estatais da companhia.

Assim sendo, entre outros ofícios, serão convocados os integrantes do cadastro reserva dos seguintes cargos: engenheiro, cientista de dados, administrador, analista de sistemas e analista de comércio e suprimentos. Porém, esse quadro geral pode sofrer alterações ao longo do caminho e pode incluir novas áreas, dando mais oportunidade para aqueles que estão em espera.

Remuneração do concurso anterior da Petrobrás

As novas convocações do concurso anterior da Petrobrás estão seguindo o modelo de contratação baseado no regime celetista. No qual, o recrutamento é regido pelo sistema da Consolidação das Leis Trabalhistas, tornando o admitido em empregado público.

Nesse contexto, a faixa salarial do início da carreira é de quase 6.940 reais líquidos, sem contar os adicionais. No entanto, esse valor pode aumentar consideravelmente a partir da ascensão na carreira, a qual, em geral, ocorre dentro de alguns anos.

Para mais, a companhia concede inúmeros benefícios que tornam esse quantitativo ainda maior. Dessa forma, representando quase o dobro da remuneração citada anteriormente, sendo aproximadamente 11.716 reais. As bonificações incluem: auxílio alimentação, auxílio transporte, plano de saúde médico, odontológico e psicológico, e previdência complementar.

Último concurso

Em 2021, a estatal ofertou 4.537 vagas ao todo, sendo 757 para contratação imediata e 3.780 para a formação do cadastro reserva, todas distribuídas equitativamente entre as carreiras. Neste momento, o processo disponibilizou vagas principalmente para a área de engenharia, incluindo: petrolífera, de produção, mecânica, ambiental, civil, elétrica, de processamento, de segurança naval, entre outras.

Porém, outras áreas também tiveram oportunidades para realizar contratações, como administração, comércio, transporte marítimo, economia, geofísica, geologia etc. Sendo assim, como dito, todas elas foram filtradas para que ocorresse as novas convocações do concurso anterior da Petrobrás.

Processo seletivo de 2023 da Petrobrás

Posto isto, está vigente o edital de um novo processo seletivo para 2023, com a disponibilização de 1.119 vagas, sendo 373 destinadas para a chamada imediata. Dessa vez, os candidatos visados são aqueles que possuem a escolaridade de nível médio técnico, os quais ganharão uma remuneração inicial mínima de 5.563 reais e 90 centavos.

Resumidamente, os cargos disponíveis são: enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, manutenção e operação, logística de transportes, construção e montagem mecânica e elétrica, segurança do trabalho e administração de suprimento de bens e serviços.

Prova objetiva

A primeira etapa da seleção é aquela que o candidato precisa ter mais foco, já que ela possui um caráter classificatório e eliminatório. A previsão é que a avaliação ocorra no dia 30 de abril de 2023, em todos os estados do país, e conte com 100 questões de múltipla escolha.

Com isso, mesmo com as novas convocações do concurso anterior da Petrobrás, é interessante ficar atento ao edital vigente deste ano. A divisão da prova, então, será a seguinte: 40 perguntas relativas aos Conhecimentos Básicos e 60 questões sobre Conhecimentos Específicos. Assim, o ideal é começar a rotina de estudos e obter a aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.